Enem 2020: encontro debate estratégias técnicas para segurança nos dias de provas

Preparo de logística e posicionamento foram temas da conversa

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 13:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Ministério da Justiça (MJ), responsável por integrar as forças de segurança pública, e os órgãos responsáveis pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promoveram um encontro técnico para debater estratégias que serão adotadas para logística, transporte e segurança das provas. 

O encontro reuniu, na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília (DF), cerca de 60 representantes de todos os estados, com o objetivo de alinhar os procedimentos envolvidos na operação logística e de segurança para a realização do Enem 2020. Na discussão, foi apresentado o Plano Estratégico de Atuação Integrada e a atuação dos Correios, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil de todos os estados.

Os representantes dos estados e do Distrito Federal vão realizar o policiamento e patrulhamento de vias de acesso aos locais de exame, além de acompanhar possíveis ocorrências e eventuais investigações sobre possíveis fraudes. Segundo o MJ, toda a ação será acompanhada diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional.“Neste ano, teremos adaptações e um reforço no efetivo para evitarmos aglomerações nos locais das provas, já que estamos passando ainda por este período de pandemia. Todos os esforços serão concentrados para dar mais segurança aos participantes e para uma boa execução do exame”. Hélio Junio Rocha Morais, coordenador-geral de Gestão e Monitoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Enem 2020 De acordo com dados do Inep, nesta edição, o Enem tem 5.783.357 inscritos, sendo 5.687.271 para a versão tradicional impressa e 96.086 para o digital, que será aplicado pela primeira vez. As provas serão realizadas em 1.729 municípios, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. 

O exame se tornou o principal meio de acesso ao ensino superior do país. Com o desempenho na avaliação é possível ingressar no ensino superior público e privado de diversas formas, além de pleitear uma vaga em universidades estrangeiras. Entre as formas de acesso ao ensino superior por meio do Enem estão: Sistema de Seleção Unificada (Sisu): vagas em universidades e institutos superiores públicos Programa Universidade para Todos (Prouni): vagas com bolsa de estudo para faculdade Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): vagas com financiamento durante a graduação Universidades Portuguesas: vagas em diversas universidades e institutos superiores de Portugal.

*com informações da Agência Brasil.Fonte: Agência Educa Mais Brasil