Equilíbrio: Média de idade do elenco do Vitória é de 25 anos

e.c. vitória
05.01.2022, 12:30:00
Elenco do Vitória treina na Toca do Leão durante a pré-temporada 2022 (REPRODUÇÃO TV VITÓRIA / DIVULGAÇÃO)

Equilíbrio: Média de idade do elenco do Vitória é de 25 anos

Rubro-negro reuniu promessas da base com reforços rodados

Ainda será preciso deixar a bola rolar um pouco para identificar se o time do Vitória será competitivo e eficiente na temporada 2022, mas, ao menos no papel, o elenco montado às pressas em dezembro apresenta equilíbrio na mescla entre juventude e experiência. O grupo com 30 jogadores reúne promessas da base com reforços rodados e tem média de idade de 25 anos.

Os números não incluem o centroavante Samuel, que, apesar de constar na lista inicial do elenco divulgada pelo Vitória, não se apresentou na Toca do Leão esta semana por estar sendo negociado com o Oita Trinita, time do Japão. Destaque no primeiro semestre do ano passado, ele não seguirá no clube, mas outros dois prata da casa que chamaram a atenção estarão à disposição do técnico Dado Cavalcanti: o goleiro Lucas Arcanjo e o atacante David.

Eles são os jogadores de maior prestígio entre os 14 revelados na Toca que compõem o elenco. Apenas entre eles, a média é de 21 anos. O goleiro Caíque, com 24, é o mais velho. O caçula é o atacante Alisson Santos, de 19 anos. Único promovido das categorias de base rubro-negra ao elenco profissional este ano, o meia Alan Pedro tem mesma idade, porém faz aniversário três meses antes.

Apesar de jovem e de nunca ter vestido a camisa principal do Vitória, o meia estreou como profissional em março do ano passado, quando foi emprestado ao ABC. Pelo clube potiguar, disputou 28 partidas, entre estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. De agosto a dezembro, por sua vez, entrou em campo 12 vezes com a equipe sub-20 do Leão.

Somente dois dos 15 remanescentes do elenco da temporada passada não são crias do Leão. O volante João Pedro, 22 anos, e o centroavante Dinei, 38, foram os únicos que renovaram contrato. Este último e Jadson, da mesma idade, são os jogadores mais velhos do grupo atual e podem vir a fazer uma parceria próximo à área adversária.

O meia chegou para ser o camisa 10 e é o principal reforço do Vitória no ano. Impedida de contratar a partir deste mês por causa de uma dívida com o Boca Juniors pelo atacante Walter Bou, que defendeu o clube em 2018, a diretoria rubro-negra foi ao mercado em dezembro e assinou com 14 atletas. 

Restringindo apenas eles, a média de idade é de 29 anos. O mais novo é o volante Pablo, de 24, único que ainda não se apresentou na Toca. Ele é esperado na quinta-feira.

POR SETOR
A posição de goleiro foi a única que não ganhou reforços. Revelados na base, Cabral, Yuri, Caíque e Lucas Arcanjo, titular na temporada passada, são as opções para proteger o gol rubro-negro. Por outro lado, nenhum remanescente nas laterais. Alemão, Iury, Vicente e Salomão chegaram para ocupar os lados do campo.

Alisson e Ewerton Páscoa foram os contratados para a zaga. Carlos, Marco Antônio e Mateus Moraes, titular na última Série B até se lesionar, são as opções formadas na Toca do Leão.

O meio-campo só ganhou três reforços: os volantes Pablo e Alan Santos, além do já citado meia Jadson. Jogador com mais títulos no currículo do elenco, ele é a esperança para a armação de jogadas do time. O volante João Pedro terminou o ano passado com moral, assim como o meia Eduardo. Gabriel Santiago, Alan Pedro e Ruan Nascimento precisarão mostrar mais serviço do que ele.

O ataque foi o setor mais improdutivo em 2021 - o segundo pior da Série B - e o que ganhou mais reforços para 2022. Chegaram Erik, Jeferson Renan, Luidy, Roberto e Guilherme Queiroz. Brigarão por espaço com os já conhecidos da torcida David, Alisson Santos, Hitalo e Dinei.

Os 14 jogadores contratados:

Jadson (meia) - 38 anos
Roberto (atacante) - 36 anos
Ewerton Páscoa (zagueiro) - 32 anos
Alemão (lateral-direito) - 31 anos
Guilherme Queiroz (atacante)  - 31 anos
Alan Santos (volante) - 30 anos
Iury (lateral-direito) - 29 anos
Jefferson Renan (atacante) - 28 anos
Alisson Cassiano (zagueiro) - 27 anos
Vicente (lateral-esquerdo)  - 26 anos
Erik (atacante) - 26 anos
Luidy (atacante) - 25 anos
Salomão (lateral-esquerdo) - 24 anos
Pablo (volante) - 24 anos

Os 16 jogadores que já estavam no clube:

Dinei (atacante) - 38 anos
Caíque (goleiro) - 24 anos
Lucas Arcanjo (goleiro) - 23 anos
João Pedro (volante) - 22 anos
Yuri (goleiro) - 21 anos
Carlos (zagueiro) - 21 anos
Marco Antonio (zagueiro) - 21 anos
Eduardo (meia) - 21 anos
Gabriel Santiago (meia) - 21 anos
David (atacante) - 21 anos
Ruan Nascimento (meia) - 20 anos
Cabral (goleiro) - 20 anos
Mateus Moraes (zagueiro) - 20 anos
Hitalo (atacante) - 20 anos
Alan Pedro (meia) - 19 anos
Alisson Santos (atacante) - 19 anos

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas