Equipes retiram restos de petróleo das pedras e areias das praias de Salvador

De acordo com o último balanço da prefeitura já foram retiradas 98 toneladas das praias da capital

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2019 às 16:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Secom

Durante toda a manhã deste domingo (20), o chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, Luiz Carrera, acompanhou o trabalho das equipes da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) na retirada dos restos de petróleo que estão sob as pedras e areias de algumas praias atingidas pelas manchas, como Pedra do Sal, em Itapuã, Patamares, Amaralina e Ondina. 

Na ocasião, o gestor fez um diagnóstico da situação e destacou a diminuição do material nos últimos dois dias. “Desde a última sexta-feira, felizmente, não registramos mais chegada de óleo nas nossas praias, com significativa redução no recolhimento do material, que na verdade são fragmentos do que ainda restou. Com isso, as equipes de limpeza estão concentrando os esforços no trabalho minucioso de retirar essas pequenas pelotas que ficaram sob as pedras e na faixa de areia, o que requer maior tempo e cuidado”, frisou.

Quase 100 toneladas de óleo já foram retiradas das praias de Salvador. Durante todo o sábado, a Limpurb recolheu cerca de sete toneladas de óleo. Somando-se às 91 toneladas retiradas até a última sexta-feira (18), ao todo, já foram recolhidos 98 toneladas do resíduo das praias da capital baiana. As praias atingidas pela mancha são as de Ipitanga até o Farol da Barra. Não há registro da chegada do petróleo no Subúrbio e Ilhas de Salvador.

Praias impróprias O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou nesta sexta-feira (18) seu boletim de balenabilidade, levantamento semanal que aponta a qualidade das águas usadas pelos banhistas. A praia é considerada imprópria para banho quando a densidade de E. Coli, bactéria abundante em fezes humanas e de animais, é superior a 800 UFC/100 ml em duas ou mais amostras ou  o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml. A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias.

Mesmo com baixa densidade de bactérias fecais, uma praia pode ser considerada imprópria quando acontecem outras circunstâncias, inclusive derramento de óleo.

Por conta da presença das manchas de óleo que chegaram à capital e RMS, mesmo com ações de limpeza, a orientação é cuidado para os banhistas. Eles devem evitar as praias atingidas e não devem tocar ou remover resíduos encontrados, acionando as autoridades competentes.

Veja a lista de praias impróprias:

Baía de Todos os Santos Praias impróprias: Madre de Deus (em frente à Câmara Municipal de Madre de Deus e sob a ponte em Madre de Deus), Cabuçu (em frente as barracas), Conceição de Salinas (no meio da praia), Aratuba (acesso pela rua principal do povoado), Barra Grande (ao lado do Cais de Barra Grande), Amoreiras (em frente à Pousada de Amoreiras) Gameleira (em frente a Cruz da Gameleira).

Salvador Praias impróprias: São Tomé de Paripe (em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia), Tubarão (em frente ao conjunto habitacional, próximo a antiga fábrica de cimento),  Periperi (na saída de acesso a praia, após travessia da via férrea), Penha (situada em frente a barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes), Bonfim (ao lado da quadra de esportes, em frente a rampa de acesso a praia), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família, em frente a ladeira que dá acesso a praia), Roma (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso a praia, fundo do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes), Pituba (em frente a escada de acesso à praia, em frente a Portinox, na Rua Paraíba e atrás da Praça (antigo Clube Português)), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas) e Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de Sergipe).