Escola faz homenagem a Mary Poppins na volta às aulas

Iniciativa visa facilitar a adaptação dos novos alunos

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 6 de fevereiro de 2019 às 15:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO
. por Mauro Akin Nassor/CORREIO

Hoje foi dia de volta às aulas, vale apostar em inovação para deixar os novos alunos mais animados e os veteranos empolgados. Foi o que fez a Escola Concept,  no bairro de Piatã, que escolheu uma forma especial para abrir as portas para os seus pequenos alunos do Ensino Infantil na manhã desta quarta-feira (6). A unidade possui, aproximadamente, 250 alunos, distribuídos entre os ensinos infantil e fundamental.

O espaço recebeu a visita da babá mais famosa do cinema: Mary Poppins. Diferente das telinhas, ela não chegou a Salvador trazida pelo vento em um guarda-chuva. Desta vez, ela estava representada na decoração, nas roupas dos funcionários da instituição e nas temáticas das apresentações de boas-vindas.

[[galeria]]

A presença forte da personagem britânica em terras soteropolitanas tem uma explicação: o 'Welcome Year', como é chamada a temporada de volta às aulas da escola, que oferece educação bilíngue aos seus alunos. Na portaria principal, localizada na Avenida Orlando Gomes, os alunos eram recepcionados pelos funcionários, que estavam com o inglês na ponta da língua: "Welcome!", para os novatos, e "Hey, welcome back, dear", para os veteranos.

A aluna Mariana Sales, de apenas um ano e oito meses, teve o seu primeiro dia de aula na escola. Ao lado da mãe, a pequena assistiu às apresentações e as boas-vindas do corpo discente, antes de seguir para uma sala de aula, onde passou por uma adaptação ao lado dos coleguinhas, professores e da família. 

A mãe, a engenheira Ana Paula Sales, 38, considera o acolhimento aos alunos um diferencial da escola que, inclusive, pensa em pautas voltadas à fluência digital, empreendedorismo, sustentabilidade e colaboração.  "Apesar de ser marinheira de primeira viagem, por ser minha primeira filha, vejo como uma recepção inovadora, com a participação de todos. Muito interessante", comentou.  Ana Paula Sales e sua filha, Mariana Sales (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Hoje, para tornar o primeiro dia de aula mais tranquilo, os pais acompanharam os alunos em sala de aula, onde interagiram com os futuros coleguinhas dos seus filhos e seus responsáveis. Eles também tiveram a oportunidade de ser apresentados aos professores mestres, assistentes e monitores.

Cada responsável falou um pouco sobre a história e particularidades de seus filhos, como histórico escolar e alguns itens pontuais, como restrição alimentar e cuidados médicos - a escola conta com um corpo de profissionais multidisciplinar, incluindo nutricionistas. 

Ensino fundamental Os alunos mais crescidinhos, do Ensino Fundamental, tiveram sua recepção na terça-feira (6), ao mesmo moldes dos pequenos, antes de seguirem para as salas de aula. 

A psicóloga Melina Maia, 31, acredita que a "recepção irreverente" ajudará sua filha, Mariá Maia, de três anos, no processo de adaptação, já que se trata de uma nova escola para a criança. "Essa recepção com música, acolhedora, ajuda a criar uma memória positiva, afetiva com escola, que não é só um ambiente para estudar", disse a mãe. Mariá se adapta à nova escola ao lado da mãe, Melina (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) A diretora Nadja Valente explica o que motivou a instituição a apostar em uma recepção criativa. "Este ano iniciamos inspirados, porque Mary Poppins era aquela que utilizava a criatividade para a resolução de problemas através da diversão", justificou.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier