Escola particular de Salvador adota uniforme que repele Aedes aegypti

salvador
24.01.2018, 03:00:00

Escola particular de Salvador adota uniforme que repele Aedes aegypti

Fardamento é vendido pelo mesmo preço do tradicional

Uma escola particular, na Avenida Paralela, em Salvador, lançou um uniforme que contém um repelente natural a diversos tipos de mosquitos. Entre eles, está o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O agente permetrina é aplicado no tecido de camisetas, bermudas e calças.

Foto: Divulgação
A enfermeira Marisa Ribeiro já adquiriu o uniforme para a sua filha, Maria Luísa (Foto: Divulgação) 

Segundo a instituição, a Villa Campus de Educação, o ativo natural é invisível, inodoro e não prejudicial ao uso humano e aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

“A permetrina age nas fibras do tecido, na superfície externa das roupas, não há contato com a pele. E, vale salientar, que também não age como inseticida, pois sua ação é repelir os insetos, não os matar”, explica o médico infectologista Roberto Badaró, professor titular do Departamento de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e membro do Conselho Renezika do Ministério da Saúde.

O uniforme já está sendo comercializado ao mesmo preço do fardamento tradicional. O produto se mantém no tecido por até 70 lavagens, e, como são 200 dias letivos, o revezamento entre três uniformes, por aluno, torna-se suficiente para todo o ano. A inovação é fruto da parceria do Villa com a empresa americana Insect Shield Brasil e está disponível desde o ano passado.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas