Essa coluna foi escrita em 2025  

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 14 de março de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A coluna abaixo mistura ficção (na primeira parte) com notas sociais (na segunda parte). É para ler calmamente... O Futuro já foi  (Foto: Pexels) Essa coluna foi escrita em 2025. Há 6 anos, discutíamos a evolução dos transportes, os serviços de delivery e a desconfiança digital causada por usuários nas redes sociais. De lá pra cá, muita coisa mudou. Os humanos ficaram cada vez mais dependentes da tecnologia. Hoje nenhuma empresa que se preze, e que busque confiança e competitividade, ignora o serviço de inteligência artificial.

A rápida evolução da mobilidade também mudou a forma como nos movimentamos pela cidade. Atualmente, serviços de compartilhamento continuam a ser criados e seguem se consolidando, criando opções mais baratas para os consumidores. As (velhas) empresas de transportes ficaram para trás.

A realidade virtual não para de crescer e está caminhando rapidamente para se tornar mainstream. Aprendemos a combinar perfeitamente os mundos físico e digital.

Mas, o melhor, foi a remodelação no mercado de trabalho. Jovens que buscavam estabilidade em concursos ou afins tiveram que trocar os salários fixos por comissões, porcentagens e rendimentos oriundos da produção. Sendo assim, se puder, não se acomode e trabalhe para se reinventar diariamente. No mais, te espero aqui, para brindarmos as conquistas e os aprendizados dos últimos anos – o mundo mudou e você também vai perceber.

Conheça três profissionais baianos que já estão pensando no futuro

A seguir, três exemplos de profissionais baianos que já estão, em 2019, pensando no futuro.   Maria Holtz (Foto:Divulgação) *Considerado um dos maiores eventos de inovação do mundo, o festival South by Southwest, conhecido como SXSW, está transformando Austin (Texas), desde o último dia 08, no centro de importantes debates e atividades voltados para o futuro. Da Bahia, quem marca presença por lá é Maíra Holtz, diretora comercial da Estalo Promoções.

“Quase todos os temas estão relacionados ao futuro. E nós, da área de comunicação, temos que estar antenados as novas formas de anunciar e adaptar o conteúdo como os podcasts que é um dos temas mais falados por aqui”, nos disse Maíra. O SXSW segue até o dia 17 de março.

Maria Ângela Costa Lino (Foto:divulgação) *Maria Ângela Costa Lino foi contratada recentemente pela Faculdade Bahiana de Direito para, em parceria com Adriana Abib, implementar a Bahiana Business School, que trabalhará MBAs e Educação Corporativa com força e foco total em Business. Ao todo, a instituição disponibilizará seis cursos: MBA Premium em Engenharia de Negócios e Gestão de Empresas;MBA Premium em Gestão de Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos; MBA em Gestão de Projetos ; MBA em Inteligência de Mercado, Marketing Estratégico e Mídias Digitais ; MBA em Controladoria, Compliance e Gestão de Riscos e MBA em Gestão de Pessoas e Equipes de Altas Performances. Maria Ângela, para quem não sabe, é uma águia para desenvolver novos e bem sucedidos projetos educacionais.  

Maria Brasil Pereira (Foto/divulgação) *Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela UFBA, com passagens por universidades europeias e americanas, Maria Brasil Pereira foi empossada como presidente da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA). A cerimônia aconteceu ontem, no Restaurante Senac Escola Casa do Comércio, na Casa do Comércio. Pereira também é palestrante e promove cursos e workshops de Capitalismo Consciente, Empreendedorismo Feminino e Branding com Propósito.