'Essa sua corzinha', diz passageira para motorista negro após corrida para Patamares

Vítima divulgou vídeo e prestou queixa na delegacia de Itapuã

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2019 às 16:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Casal e motorista discutiram no final da corrida (Foto: Reprodução) Um motorista por aplicativo prestou queixa contra um casal, na noite deste domingo (13), após sofrer injúria racial. Ele gravou a agressora e o companheiro dela  com o celular, e divulgou as imagens em uma rede social. 

De acordo com o delegado Nilton Tormes, titular da 12ª Delegacia (Itapuã), onde o caso foi registrado, o motorista relatou que uma mulher solicitou a corrida para Patamares, através de um aplicativo. No meio do percurso, segundo o rapaz, ela pediu para que ele passasse em outros dois locais que não estavam previstos e se irritou ao receber uma resposta negativa.

"Ele disse que explicou à senhora que não era possível fazer isso, porque o aplicativo tem regras, normas. A cliente teria insistido e humilhado o rapaz. Segundo ele, a mulher teria dito que gente como ele tinha que continuar sendo motorista, falou que gente dessa cor é problemática. Algo nesse sentido. Segundo os relatos, ela ofendeu a profissão e a cor dele", disse ao CORREIO. 

No vídeo divulgado pelo rapaz, dois passageiros conversam com o motorista e explicam que o aplicativo, aparentemente, estava com algum problema. O rapaz explica que não recebeu nenhuma nova chamada e solicita que o casal se retire do veículo. "Eu preciso me retirar, senhora. Já chegou ao seu destino".

Em seguida, ela questiona o rapaz e diz que ele é grosseiro. "Espero que você encontre alguns clientes que lhe queiram bem, porque você é muito grosseiro. Se você for grosseiro, vão retornar para você com a mesma grosseria. Mas eu não quero lhe desejar mal, não. Jesus te abençoe", diz ela, pouco antes de sair do veículo e bater a porta com força.

Com a batida da porta, o motorista ironiza e manda ela "bater mais forte da próxima vez". Irritada, a mulher reage, bate novamente a porta do rapaz e diz: "Quer que eu abra e bata mais forte?". Em seguida, ela faz um comentário sobre a cor do rapaz: "Sabe o que é? Sua corzinha é meio complicada". Indignado, o motorista chega a perguntar qual o problema da cor dele, mas a mulher vai embora.

Depois, o outro passageiro que estava com a mulher no carro ofende o motorista, o chama de "idiota" e diz que ele "vai pagar por isso". Apesar disso, a vítima não prestou queixa por ameaça. As imagens devem ser entregues à polícia, que investigará o caso.

De acordo com o delegado responsável, o rapaz será convocado para dar seu depoimento. Depois, os acusados serão intimados e também prestarão depoimento. O motorista pode apresentar o vídeo e caberá ao responsável por julgar o caso a definição da pena. 

Pelo Código Penal Brasileiro, "injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro" pode gerar pena de reclusão de um a três anos, além de multa. Cada caso é avaliado individualmente pelo juiz responsável.

Por meio de nota, a Polícia Civil confirmou o registro da queixa e informou que "o comunicante  será chamado a retornar a unidade, para fornecer maiores informações. Imagens de um vídeo gravado por ele também serão analisadas e os demais envolvidos no caso, serão identificados e  devem prestar depoimento".