Estoque zero, proteção completa: mutirão pretende aplicar 41 mil vacinas de 2ª dose em um dia

salvador
19.07.2021, 05:00:00
(Fernando Vivas/GOVBA)

Estoque zero, proteção completa: mutirão pretende aplicar 41 mil vacinas de 2ª dose em um dia

Confira locais onde serão aplicadas as doses

Pelo menos 41 mil pessoas devem receber a segunda dose da vacinação contra a covid-19, das 8h às 21h, em postos de saúde de Salvador. A Prefeitura da capital anunciou um mutirão, intitulado Operação Estoque Zero, para completar o esquema vacinal daqueles com data de reforço prevista para até 26 de julho com o imunizante da Oxford/Astrazeneca. 

O mutirão foi anunciado no sábado após reportagem do CORREIO mostrar que há 48 mil doses retidas em SSA e mais de 500 mil em toda a Bahia. A segunda dose da AstraZeneca deve ser aplicada entre 4 e 12 semanas depois do recebimento da primeira, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A recomendação do Ministério da Saúde é que o prazo seja o maior possível, ou seja, três meses. O secretário de Saúde da capital, Leo Prates, no entanto, defendia a antecipação para acelerar a cobertura completa contra a covid-19. Até o último domingo (18).

Na Bahia, segundos dados da própria Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o contingente é de 440 mil doses retidas na fila de espera. Para atender a demanda, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) implantará, além da estrutura convencional com postos fixos e drive-thrus, dois ônibus do MedMóvel em localidades do município com grande concentração de pessoas previstas para receber a 2ª dose da Oxford.

Os agentes comunitários e de combate às endemias também farão a busca ativa dos indivíduos com a realização de visitas domiciliares para sensibilizar as pessoas. Salvador está com a imunização da primeira dose suspensa.  

Imunização só está completa depois da segunda fase 

A imunização contra a covid-19 só está completa, no caso do imunizante da Oxford/Astrazeneca, quando são aplicadas as duas doses, explica o infectologista Fábio Amorim, do Instituto Couto Maia. Estudos mostram que ma dose da vacina  tem uma eficácia de 76%, depois do 22º dia depois da primeira aplicação. Após a segunda dose, a efetividade sobe para 81%. Em caso de antecipação, o indicado pela Anvisa é que seja respeitado um intervalo de um mês depois da prima dose - o que será feito em Salvador.

As pesquisas ainda não são conclusivas sobre o tempo de duração da imunidade apenas com a primeira dose, o que reforça a necessidade da segunda.  Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Léo Prattes, é  mais vantajoso antecipar a segunda dose, pois mais pessoas estariam imunizadas com o esquema completo e o armazenamento das vacinas pode ser evitado. A antecipação das doses, no entanto, ainda não é consenso. 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por exemplo, defende a manutenção de um intervalo de 12 semanas entre as doses, já que existe uma diferença de eficácia de acordo com os intervalos adotados - em menos de seis semanas após a primeira dose, a eficácia é de 55%; entre nove e 12 semanas sobe para 72.3%. 

“A Fiocruz reforça as orientações do PNI (Programa Nacional de Vacinação) e da Nota técnica conjunta da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Sociedade Brasileira de Pediatria, publicada na terça-feira (13), quanto à manutenção do intervalo de 12 semanas da vacina”, defendeu a fundação, por meio de nota.

CONFIRA PONTOS DE VACINAÇÃO

Das 8h às 16h (Podem procurar os locais abaixo aqueles com reforço até o dia 26 de julho)

Pontos de vacinação de Drive-Thru
- Unijorge
- Centro de Convenções
- Universidade Católica de Salvador (Pituaçu)
- PAF Ondina
- 5º centro (Barris)
- FBDC Brotas
- Faculdade Universo (Avenida ACM)
- Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos)
- Parque de Exposições
- Arena Fonte Nova
- Shopping Bela Vista
- Vila Militar (Dendezeiros)

Pontos de vacinação de Drive-Thru
- Unijorge
- Centro de Convenções
- Universidade Católica de Salvador (Pituaçu)
- PAF Ondina
- 5º centro (Barris)
- FBDC Brotas
- Faculdade Universo (Avenida ACM)
- Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos)
- Parque de Exposições
- Arena Fonte Nova
- Shopping Bela Vista
- Vila Militar (Dendezeiros)

Pontos fixos de vacinação 
- USF Vila Nova de Pituaçu
- USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança)
- Unijorge (Paralela)
- Universidade Católica de Salvador (Pituaçu)
- 5º centro (Barris)
- USF Federação
- FBDC Brotas
- USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas)
- USF Vale do Matatu
- USF Plataforma
- USF Colinas de Periperi 
- USF Vista Alegre
- USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II)
- UBS Eduardo Mamede (Mussurunga)
- Parque de Exposições 
- UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora)
- USF Resgate
- USF Fernando Filgueiras (Cabula VI)
- Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros)
- USF Pirajá
- USF Cajazeiras V
- USF Cajazeira X

Das 8h às 16h (Podem procurar os locais abaixo aqueles com reforço até o dia 19 de julho)

Pontos de vacinação Drive-Thru
-Barradão
-FBDC Cabula
- Shopping da Bahia

Pontos fixos de vacinação
-Barradão
-UBS Nelso Piauhy Dourado (Águas Claras)
- USF Curralinho

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas