'Estrutura está preservada', diz governo francês sobre Notre-Dame

Presidente da França afirmou que vai reconstruir a catedral

Publicado em 15 de abril de 2019 às 20:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

As chamas na catedral de Notre-Dame foram controladas após mais de três horas de incêndio e a estrutura do prédio, que é Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1991, foi poupada, segundo comunicado do governo francês."Podemos acreditar que a estrutura do prédio está segura", afirmou o número dois do ministério do Interior, Laurent Nunez.Nunez pediu cautela, mas afirmou estar mais otimista, já que uma hora antes de sua declaração o chefe dos bombeiros no local disse que não sabia se conseguiria controlar o fogo. Desde por volta das 23h (18h no Brasil), o trabalho já é de rescaldo. Segundo o jornal Le Parisien, os bombeiros trabalham também na evacuação de obras de arte da catedral e também na tentativa de preservar a parte de trás do edifício. "As obras mais valiosas já se encontram abrigadas", diz  Jean-Claude Gallet, comandante da brigada à frente da operação.

"A estrutura está salva e preservada na sua totalidade", confirmou Gallet. Ele disse ainda que um bombeiro ficou ferido na operação de combate ao fogo. (Foto: AFP) O presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou o incêndio, que chmou de "drama terrível". Afirmou ainda que fará um apelo a vários "talentos" e uma campanha internacional para ajudar na reconstrução da catedral.

"Vamos fazer um apelo aos maiores talentos e vamos reconstruir a Notre Dame, porque é isso que os franceses esperam e nossa história merece", afirmou.

A fachada e a estrutura da catedral não vão desabar por conta do trabalho dos bombeiros, disse o presidente, que agradeceu os combatentes pela "coragem extrema" e o "profissionalismo" com que lidaram com o incidente.

O pináculo da catedral - a estrutura com 93m, em forma de flecha, que estava em obras - cedeu durante o incêndio. Turistas, fiéis e membros da igreja não se feriram. Uma missa iniciada às 18h15 estava em seus momentos finais quando o incêndio começou. Segundo as televisões francesas, os fiéis foram retirados com tranquilidade quando funcionários da igreja notaram o incêndio no alto.