Estudante de Cajazeiras conquista 1º lugar na SBPC por projeto de tecnologia

salvador
29.07.2019, 18:01:00
Atualizado: 29.07.2019, 18:28:08
(Divulgação)

Estudante de Cajazeiras conquista 1º lugar na SBPC por projeto de tecnologia

Jovem concorreu na área de Ciências Exatas com quiz sobre Sistema Solar

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O estudante Maicon Douglas dos Santos, 17 anos, morador de Cajazeiras, em Salvador, ganhou o 1º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, da I Mostra Nacional de Feiras de Ciências. A premiação, que aconteceu neste sábado (27), integra a programação da 71ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS).

Maicon Douglas é aluno do 3º ano no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV. Ele foi premiado pelo projeto “Razão celeste: um jogo sobre Astronomia”, que alia tecnologia e astronomia.

O evento da SBPC é considerado o mais importante do país na área de pesquisa acadêmica. Nele, são apresentados trabalhos e debates realizados por professores, estudantes e cientistas de todo o Brasil.

O trabalho desenvolvido por Maicon Douglas teve como objetivo desenvolver uma ferramenta didático-lúdica para o contexto escolar, de forma que fosse possível abordar a Astronomia por meio de seus conceitos e os da Física. Além disso, o jovem utilizou conteúdos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) através de um jogo de perguntas e respostas, para auxiliar os estudantes que farão a prova.

“Eu estou muito feliz, não só pelo prêmio, mas por um conjunto de coisas que me aconteceram, como apresentar meu trabalho na SBPC, trocar experiências com outras pessoas e mostrar o valor da escola pública. Agora, me sinto no dever de levar aos meus colegas um incentivo e a motivação de que nós podemos ir mais além”, afirmou o baiano.

O jogo premiado, criado com o software Game Maker Studio, ilustra, de forma 2D e 3D, o Sistema Solar, o que promete facilitar o entendimento das relações entre seus astros, da sua fragmentação e da sua movimentação. No jogo, o participante explora os planetas utilizando espaçonaves que podem ser melhoradas a partir do momento em que conquistam a moeda Astrocoim. O dinheiro virtual é adquirido quando o jogador acerta as respostas do quiz.

O professor e orientador do estudante, Jorge Lucio dos Santos, falou sobre o projeto. “Com este jogo, outros estudantes poderão se preparar melhor para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) através do acesso por computador ou celular com sistema Android. Estou muito contente por esta conquista e pela oportunidade do meu aluno poder ter contato com outros jovens que desenvolvem pesquisas de alto nível, e com o reconhecimento internacional”, comentou.

Mais prêmios
O projeto do jovem de Cajazeiras também foi destaque em feiras científicas de nível nacional. No ano passado, por exemplo, o jogo foi apresentado no Encontro de Jovens Cientistas da Bahia (CJC), que aconteceu na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na ocasião, conquistou o 2º lugar na modalidade jogos e rendeu uma credencial ao estudante para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e, também, da SBPC.

Este ano, o projeto também conquistou o 2º lugar em competição de jogos digitais no Simpósio de Jogos Eletrônicos em Educação (SJEEC) - Maicon Douglas foi o único estudante da Educação Básica participante.

Já na Expo Nacional MILSET Brasil 2019, em Fortaleza, o jogo do estudante ganhou o 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, no qual recebeu credencial para participar da MILSET AMLAT, que será realizada na Argentina, em 2020.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paulo-vieira-nao-cansa-de-fazer-rir/
Humorista já fez cinco programas na Globo, incluindo o Fantástico e vai estrear programa no Globoplay
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/live-discute-cobertura-e-influencia-da-imprensa-na-guerra-da-independencia/
Assista à live-aula especial sobre o Dois de Julho com Nelson Cadena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neto-ocupacao-em-84-eu-abro-tudo-colapsa-o-sistema-e-o-culpado-vai-ser-quem/
Prefeito de Salvador diz que manterá restrições para preservar vidas e garante não temer pressões: ‘Só vamos abrir o comércio quando for possível’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/whatsapp-anuncia-figurinhas-animadas-e-video-chamadas-com-ate-8-pessoas/
Modo escuro também está entre as novidades; veja vídeo e saiba mais detalhes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imprensa-e-dois-de-julho-sera-tema-de-segunda-live-do-correio-sobre-independencia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-madrugada-de-terror-pm-instala-base-movel-em-sussuarana/
Base vai funcionar 24 horas com 60 policiais; Nordeste de Amaralina e Engenho Velho da Federação também terão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-chega-ao-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/malu-comenta-live-de-daniela-no-dia-do-orgulho-lgbtq-unica-e-iconica/