Estudantes fazem teste para covid-19 gratuitamente no Subúrbio de Salvador

Professores também são testados; iniciativa vai até 23 de setembro

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 31 de agosto de 2020 às 13:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O estudante do ensino médio Deivison Tavares, 18 anos, acordou cedo nesta segunda-feira (31). Tomou um banho, engoliu o café da manhã, vestiu camisa e calça jeans e foi para a escola. Uma rotina que ele não vivia desde março e da qual sentia falta, só que ainda não foi dessa vez que ele matou a saudade das aulas. O jovem foi um dos 400 alunos convocados para fazer o teste gratuito para covid-19, em Salvador. 

A iniciativa é do governo estadual e já aconteceu em outras seis cidades da Bahia. Na capital, o Colégio Estadual Raymundo Matta, no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário, foi o primeiro a oferecer esse serviço. O cronograma vai atender 10 mil estudantes e 12 escolas até o dia 23 de setembro. Deivison gostou da ideia. “É uma ação necessária para a nossa segurança, dos professores e de toda a escola. Antes de voltar às aulas é preciso saber como a nossa saúde está. Alguns não têm sintomas e não têm condições de fazer os testes por falta de recursos financeiros, então, oferecer o exame gratuitamente é muito bom”, disse.Ele soube da ação através dos grupos de WhatsApp da escola. Chegou na unidade por volta das 8h30, e antes de entrar precisou higienizar as mãos e medir a temperatura. Um funcionário da escola está fazendo esse serviço. Em seguida, aguardou para fazer a identificação e depois caminhou para a sala onde está sendo feito o exame. Toda a operação durou cerca de 1h30. Equipe aguarda pelo próximo paciente (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO) O diretor da unidade, Antônio Augusto Costa, contou que a convocação dos estudantes aconteceu através da rádio comunitária do Lobato e de grupos nas redes sociais. Nesta segunda-feira, estão sendo atendidos apenas alunos, professores e servidores da escola. Cerca de 400 pessoas. Na terça e na quarta-feira, será a vez dos discentes, docentes e funcionários dos colégios Ailton Pinto de Andrade e Dalva Matos, respectivamente. 

“Serão 500 testes por dia, que é a quantidade de alunos, professores e funcionários de cada uma dessas escolas. Essa ação é importante porque o Lobato está em uma região com alto índice de contaminação e essa é uma forma de ver como estão nossos alunos, professores e funcionários. É uma forma de preservar vidas. Queremos voltar, mas com segurança”, disse. 

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que acompanhou o início das testagens no Colégio Estadual Raymundo Matta, falou das perspectivas da ação no Subúrbio Ferroviário. "É muito bom ver que a comunidade atendeu ao chamado de participar dos testes, principalmente por sabermos que dificilmente teriam acesso ao teste, seja por custo ou pela distância para fazê-lo. Os resultados também serão um parâmetro para o nosso planejamento de volta às aulas, mesmo que ainda não tenha uma data definida", afirmou, destacando que os que testarem positivo serão acompanhados pelo sistema de saúde. Testes são do tipo PCR, não usam agulhas (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO) Agulha ou cotonete No primeiro dia em que voltaram a pisar na escola depois da paralisação das aulas, os adolescentes aproveitaram para tirar sarro dos colegas que estavam com medo de fazer o teste. A maioria confessou que estava com receio da agulha, mas ficaram mais tranquilos ao saber que isso não seria necessário. 

O exame que está sendo realizado é do tipo PCR, que usa um cotonete no nariz. O método é mais seguro, mas nem por isso menos incômodo. Jeferson Vitor Bispo, 18, saiu da sala com os olhos lacrimejando. “É uma agonia porque o cotonete vai bem fundo. Eu tive que segurar a vontade de espirrar”, contou, enquanto enxugava as lágrimas. 

Para a trabalhadora autônoma Rovanilda Silva, 47, o teste foi um alívio. A filha dela, Larissa Silva, 20, não estava se sentindo bem nos últimos dias e essas foi a primeira vez em que a jovem fez o exame. 

“Lá em casa somos três, eu, ela e meu filho, ninguém tinha apresentado sintomas ainda. Mas na casa de minha mãe, ela e meus dois irmãos tiveram perda de olfato e paladar, mas quando procuram o posto de saúde eles já estavam com a temperatura normal e tinham melhorado os sintomas. O pessoal do posto não fez o teste”, disse. 

O exame de Larissa e dos outros estudantes está sendo analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e o resultado será enviado por mensagem de celular em alguns dias, mas a jovem contou que já está se sentindo melhor por outro motivo. “Pensei que eles iam furar meu dedo, mas a moça explicou que não, que o teste com o cotonete é mais eficiente que o de sangue. Ainda bem”, desabafou.  Jeferson Vitor lacrimejou durante o exame e controlou a vontade de espirrar (Foto: Gil Santos/ CORREIO) Primeira fase A testagem dos estudantes e professores faz parte dos protocolos que vem sendo realizados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para a retomada das aulas, mesmo sem a data de retorno ainda definida e já aconteceu em seis municípios da Bahia: Ipiaú, Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Uruçuca e Jequié.

O superintendente da SEC, Helder Amorim, contou que estão sendo priorizados os municípios com altos índices de contaminação, e que os resultados têm sido similares as taxas de casos de casa cidade. Em Salvador, a ação começou pelo Subúrbio Ferroviário pelo mesmo motivo. Nessa primeira etapa, serão 12 escolas estaduais e 11.103 pessoas testadas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. 

“A testagem é importante porque conseguimos compreender como essa contaminação acontece dentro da comunidade escolar. A gente sempre tem dados de como isso acontece na sociedade, mas como isso acontece com estudantes, professores e funcionários são essas testagens que nos dirão. Isso ajuda o sistema de saúde a se planejar e a SEC a pensar um modelo de escola que possa ajudar a dar segurança à comunidade escolar”, disse.

Em nota enviada do CORREIO, a SEC ressalta que as aulas da rede estadual ensino estão suspensas por decreto governamental e que ainda não existe uma data definitiva para o retorno das atividades escolares. Segundo a pasta, as aulas só serão retomadas em condições de segurança e seguindo protocolos de segurança.

"Os protocolos sanitários, de infraestrutura e pedagógico, e o calendário de retorno às aulas estão sendo debatidos com entidades e instituições pertinentes, como UPB, UNDIME, UNCME,  APLB Sindicato, SINEPE, SINPRO, Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, Fórum Estadual da Educação, Fórum de Gestores e universidades públicas e privadas, além de representações estudantis, seguindo a prática do diálogo, da colaboração e da construção coletiva. Nas escolas estaduais, está em fase final de execução o protocolo de infraestrutura", informa a pasta da educação em nota.

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

Os exames acontecerão de forma centralizada nas escolas, denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha e Alto da Terezinha. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários para as unidades nos bairros onde estudam ou trabalham. 

O serviço acontece sempre das 8h às 12 e das 14 às 18 horas. Cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a comunidade escolar. O objetivo é evitar aglomerações. Na segunda etapa serão 16 escolas e mais 19 mil pessoas testadas. Ela está prevista para começar no final de setembro. Outras áreas de Salvador não estão descartadas de serem testadas. 

Confira o calendário de aplicação:  Segunda-feira (31) - Colégio Estadual Raymundo Matta, no Lobato. Terça-feira (1º) - Colégio Estadual Raymundo Matta testa alunos, professores e servidores do Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto de Andrade;Quarta-feira (2) - Colégio Estadual Raymundo Matta testa alunos, professores e servidores do Colégio Estadual Dalva da Matos; Quinta-feira (3) - Testagem de estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, no Alto do Cabrito, na própria unidade escolar.Nos dias 4 e 8 de setembro - Será feita a testagem da comunidade escolar do CPM do Lobato, na própria unidade escolar.No dia 9 de setembro - Será realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Aristides de Souza, escola-polo de São João do Cabrito e Plataforma. Nos dias 10 e 11 de setembro - Colégio Estadual Aristides de Souza sediará a testagem da comunidade escolar do Bertholdo Cirilo;No dia 14 de setembro - Colégio Estadual Aristides de Souza sediará a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual de Plataforma;  Nos dias  15, 16 e 17 de setembro - Colégio Estadual Clériston Andrade será polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma e testará a sua própria comunidade escolar; No dia 18 de setembro - Colégio Estadual Clériston Andrade será sede para a comunidade escolar do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo; No dia 21 de setembro - Colégio Estadual Clériston Andrade será sede para a comunidade escolar do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza.Nos dias 22 e 23 de setembro - Colégio Estadual Sara Violeta, no Alto da Terezinha, haverá testagem para a sua própria comunidade escolar.