Etiene é ouro nos 50m costas no Mundial e faz história

Pernambucana superou a chinesa Yuanhui Fu por apenas um centésimo de segundo e se tornou a primeira mulher brasileira campeã mundial em piscina longa

Publicado em 27 de julho de 2017 às 13:35

- Atualizado há um ano

A pernambucana Etiene Medeiros entrou para a história do esporte mais uma vez. Nesta quinta (27), a nadadora de 26 anos se tornou a primeira mulher brasileira campeã mundial de piscina longa, com o tempo de 27s14 nos 50m costas, no Mundial de Budapeste, na Hungria. Em 2014, Etiene se tornou foi a primeira brasileira campeã mundial em piscina curta, em Doha, no Catar.Etiene marca seu nome na história da natação mais uma vez (Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA)A final desta quinta foi marcada por uma disputa equilibradíssima entre a brasileira e a chinesa Yuanhui Fu, como era esperado. Em uma prova decidida na batida de mão, Fu cravou 27s15, apenas um centésimo de segundo mais lenta. O mesmo já havia acontecido na semifinal, quarta-feira (26), quando elas fizeram 27s18 e 27s19. O bronze ficou com a bielorrussa Aliaksandra Herasimenia, com 27s23.

Etiene falou ao canal Sportv logo após sair da piscina. “Fiquei um pouco mais nervosa que o normal, mas foi engraçado porque todas as outras adversárias estavam me dando boa sorte”, comentou. “Ela é uma ótima adversária, tanto na piscina quanto fora. Ela tem um pouco de suingue para querer te abordar, é tenso. Mas acho que eu só pego energia boa, graças a Deus”, disse Etiene, referindo-se à chinesa.Esta foi a segunda medalha da pernambucana em Mundial de piscina longa. Havia conquistado a prata em Kazan-2015.

Já na final dos 100m livre masculino, o brasileiro Marcelo Chierighini acabou em 6º.