EUA aconselha quem viajar ao Brasil estocar água e itens domésticos

Comunicado divulgado pelo Departamento de Estado alertou para os efeitos causados pela greve dos caminhoneiros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2018 às 12:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Departamento de Estado americano emitiu nesta quinta-feira (24) um comunicado de segurança alertando quem for visitar o Brasil. Por conta da greve dos caminhoneiros nas rodovias brasileiras, o governo americano recomendou os visitantes estocarem água e itens de uso doméstico.  

De acordo com informações do site Veja, a nota também recomenda, entre outras ações, que viajantes chequem as condições de trânsito antes de viajar, contatem empresas aéreas para confirmar voos e revisem seus planos pessoais de segurança. (Foto: Reprodução/Twitter) Equivalente ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil, o Departamento de Estado americano, usou o Twitter para transmitir a mensagem: “[Viajantes] considerem adotar medidas para garantir estoque adequado de itens para uso doméstico e água e conservar combustível para veículos nesse período”.

O comunicado diz que a greve dos caminhoneiros está interrompendo a distribuição normal de combustível e de bens em todo o país e destaca que cidades do interior do Brasil, em locais mais distantes de refinarias e de centros de distribuição de comida, devem sofrer mais impacto do que outras. “Uma vez resolvida [a paralisação], pode demorar algum tempo para que os suprimentos retornem a níveis normais – especialmente em cidades mais distantes de centros de distribuição de comida e de combustível”, diz o texto.

O departamento também cita que o governo do Brasil está mantendo reuniões com os caminhoneiros para solucionar o impasse.