EUA declaram emergência em central nuclear

O alerta foi emitido depois que ocorreu um desmoronamento em um dos túneis perto da Usina de Extração de Plutônio e Urânio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2017 às 08:26

- Atualizado há um ano

A central nuclear de Hanford, no estado de Washington, nos Estados Unidos, declarou “situação de emergência” nessa terça-feira (9) devido ao colapso de um túnel por onde eram transportados materiais radioativos, informou o Departamento de Energia do país.

O alerta foi emitido depois que ocorreu um desmoronamento em um dos túneis perto da Usina de Extração de Plutônio e Urânio. Como “os túneis contêm materiais contaminantes”, as autoridades ordenaram a evacuação da usina, que fica 360 quilômetros a sudeste da populosa cidade de Seattle e conta com cerca de 200 mil metros cúbicos de resíduos radioativos.

A usina está vazia há mais de 20 anos, mas continua altamente contaminada, por ter sido o local onde foram realizadas operações de processamento de contêiners que tinham armazenado plutônio. Cerca de 280 mil pessoas vivem próximo ao local, mas ainda não foram retiradas dos condados de Benton e Franklin.