Evento discute melhorias na educação municipal e avanços na vida profissional de jovens

'Jornada Transformadora: Educação' é promovido pelo Parque Social

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2017 às 13:10

- Atualizado há um ano

Com objetivo de avaliar as melhorias na educação do município e o avanço desenvolvimento profissional para os jovens, acontece nesta quarta-feira (17) a Jornada Transformadora: Educação. O evento vai reunir cerca de 700 participantes do projeto Jovem Aprendiz Empreendedor e do programa Agentes da Educação, do Parque Social.

Segundo a diretora presidente do Parque Social, Rosário Magalhães, o Jovem Aprendiz Empreendedor e o Agentes da Educação têm apresentado resultados bastante positivos e ajudado a resgatar a autoestima das pessoas, principalmente moradores de comunidades carentes. “Acreditamos que é através da aprendizagem e do trabalho que mudamos o mundo”, pontua.

Os dois programas são realizados pelo Parque Social, em parceria com a Prefeitura. O prefeito ACM Neto vai participar do evento, que acontece às 9h, no Hotel Fiesta.

Nos últimos quatro anos, o Parque Social beneficiou um total de 750 jovens através do Jovem Aprendiz Empreendedor. Já o programa Agente da Educação envolve o trabalho de 400 estudantes de pedagogia, que atuam nas escolas da rede municipal de ensino para enfrentar o problema da evasão escolar.

O programa Jovem Aprendiz Empreendedor foi criado em 2013 e tem como principal objetivo auxiliar a inclusão no mercado de trabalho. Por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), a iniciativa envolve a capacitação de 300 jovens entre 14 e 24 anos de idade, estudantes ou egressos de escola pública, para exercerem a função de auxiliar administrativo nos diversos órgãos municipais.

Já o programa Agentes da Educação acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). O objetivo é promover a aproximação entre a família, escola e comunidade. São realizadas ações que possibilitam a participação dos familiares no ambiente escolar e o envolvimento na rotina estudantil, auxiliando-os no acompanhamento e apoio ao aprendizado dos alunos. A iniciativa contribui, ainda, para a redução da evasão escolar na rede municipal de ensino.