Ex-conselheiro de Trump, Flynn admite na Justiça que mentiu ao FBI

Advogado de Trump diz que afirmações de Flynn são falsas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 14:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/NBC News

Ex-conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Michael Flynn deu declarações falsas em depoimento ao FBI, de acordo com o processo do conselheiro especial Robert Mueller. Flynn deve admitir ainda que contatou um membro da equipe de transição de Trump para discutir o que dizer à Rússia.

Segundo o processo, Flynn disse falsamente ao FBI que não havia pedido ao embaixador russo que evitasse uma escalada na situação, em resposta a sanções impostas pelos EUA contra o país

Outra mentira de Flynn, de acordo com o processo, ocorreu quando ele disse não se lembrar de o embaixador lhe dizer que a Rússia havia escolhido a moderação, diante das sanções. Flynn também foi acusado de declarar falsamente que não pediu ao embaixador russo para retardar uma votação ou derrotar uma resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e que o embaixador posteriormente nunca descreveu qual seria a resposta de Moscou no caso. 

Defesa  O advogado Ty Cobb, que representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as declarações do ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn são "falsas" e "espalham acusações mentirosas contra funcionários da Casa Branca". Nesta sexta-feira, Flynn concordou em cooperar com o Departamento de Investigação Federal (FBI, na sigla em inglês) nas investigações sobre a suposta interferência da Rússia na eleição presidencial americana.

De acordo com Cobb, "nenhuma acusação envolve qualquer outra pessoa na Casa Branca, a não ser Flynn". Ele disse, ainda, que a conclusão da atual fase de trabalho do conselho especial "demonstra novamente que o conselho está se movendo com velocidade deliberada, o que abre o caminho para uma conclusão rápida e razoável".