Famílias de velejadores presos em Cabo Verde são recebidas no Itamaraty

bahia
24.04.2018, 22:39:00
Atualizado: 25.04.2018, 03:38:33

Famílias de velejadores presos em Cabo Verde são recebidas no Itamaraty

O velajador Lars Grael gravou um vídeo de apoio aos brasileiros

Familiares dos velejadores brasileiros condenados em Cabo Verde por tráfico de drogas foram recebidos nesta terça-feira (24) pelo Itamaraty e pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo João Dantas - pai do baiano Rodrigo Dantas, que foi condenado -, o plano é criar um plano de ação para conseguir reverter o resultado do julgamento que determinou que os três brasileiros e um francês devem ficar dez anos na prisão.

Familiares de velejadores com a embaixadora Maria Dulce, a diretora de assistência consular Lilian e um assessor de assuntos federativos e parlamentar (Foto: Arquivo Pessoal)

"Hoje foi para mostrar a real situação (do caso). Não foi uma sentença, foi uma execução", afirmão João Dantas. Ele diz que a embaixadora Maria Dulce Silva Barros e o deputado Antonio Imbassahy receberam o grupo muito bem e vão ajudar em uma série de ações para "mostrar a verdade dos fatos".  "Não tem confronto, (eles) vão tentar dentro da diplomacia essa correção, desse desvio cometido pelo juiz". João destaca ainda que o embaixador de Cabo Verde também trata o caso com muito cuidado e não tem medido esforços para acompanhar a situação dos brasileiros.

O velajador Lars Grael gravou um vídeo de apoio aos brasileiros presos dizendo que eles foram "vítimas do mesmo golpista". "To aqui para hipotecar a minha solidariedade às famílias, aos brasileiros presos injustamente em Cabo Verde. Entraram de gaiato no navio, é o termo de uma música popular brasileira, mas o problema é muito mais sério, porque são inocentes, conforme posição da Polícia Federal do Brasil, e nós queremos justiça", diz Grael, nome de destaque no iatismo do Brasil.

Entenda o caso
Os baianos Rodrigo Dantas e Daniel Dantas, o gaúcho Daniel Guerra e o capitão da embarcação, o francês Olivier Thomas estão presos na cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente, em uma prisão de segurança máxima. Eles alegam que foram vítimas de uma armação e não sabiam que havia cocaína escondida no casco do barco. 

Desde que a sentença foi proferida, as famílias dos velejadores não se conformam com a decisão. Segundo eles, o direito de defesa dos réus foi cerceado, já que as testemunhas de defesa não puderam ser ouvidas via videoconferência e foi desconsiderado o inquérito da Polícia Federal que apontava a inocência do quarteto. 

O grupo de três brasileiros e um francês foi contratado para transportar um veleiro de Salvador até a Ilha dos Açores, em Portugal, através da empresa de recrutamento e terceirização de mão de obra Yacht Delivery Company, cuja sede fica na Holanda. A embarcação pertence a um inglês, conhecido como George Saul, que só foi apresentado à tripulação na véspera da viagem. Ele está sendo procurado pela Interpol. 

O barco passou por duas fiscalizações da Polícia Federal em Salvador e em Natal, antes que deixasse o Brasil. Ao chegar na cidade de Mindelo, na Ilha de São Vincente, em Cabo Verde, passou por nova inspeção e a droga foi encontrada.

Foto: Reprodução

Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/camera-de-shopping-flagrou-conversa-de-empresario-que-matou-jogador-e-testemunhas/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/prepare-a-maratona-cinco-series-da-netflix-para-ver-apos-o-enem/