Famílias de velejadores presos em Cabo Verde são recebidas no Itamaraty

bahia
24.04.2018, 22:39:00
Atualizado: 25.04.2018, 03:38:33

Famílias de velejadores presos em Cabo Verde são recebidas no Itamaraty

O velajador Lars Grael gravou um vídeo de apoio aos brasileiros

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Familiares dos velejadores brasileiros condenados em Cabo Verde por tráfico de drogas foram recebidos nesta terça-feira (24) pelo Itamaraty e pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo João Dantas - pai do baiano Rodrigo Dantas, que foi condenado -, o plano é criar um plano de ação para conseguir reverter o resultado do julgamento que determinou que os três brasileiros e um francês devem ficar dez anos na prisão.

Familiares de velejadores com a embaixadora Maria Dulce, a diretora de assistência consular Lilian e um assessor de assuntos federativos e parlamentar (Foto: Arquivo Pessoal)

"Hoje foi para mostrar a real situação (do caso). Não foi uma sentença, foi uma execução", afirmão João Dantas. Ele diz que a embaixadora Maria Dulce Silva Barros e o deputado Antonio Imbassahy receberam o grupo muito bem e vão ajudar em uma série de ações para "mostrar a verdade dos fatos".  "Não tem confronto, (eles) vão tentar dentro da diplomacia essa correção, desse desvio cometido pelo juiz". João destaca ainda que o embaixador de Cabo Verde também trata o caso com muito cuidado e não tem medido esforços para acompanhar a situação dos brasileiros.

O velajador Lars Grael gravou um vídeo de apoio aos brasileiros presos dizendo que eles foram "vítimas do mesmo golpista". "To aqui para hipotecar a minha solidariedade às famílias, aos brasileiros presos injustamente em Cabo Verde. Entraram de gaiato no navio, é o termo de uma música popular brasileira, mas o problema é muito mais sério, porque são inocentes, conforme posição da Polícia Federal do Brasil, e nós queremos justiça", diz Grael, nome de destaque no iatismo do Brasil.

Entenda o caso
Os baianos Rodrigo Dantas e Daniel Dantas, o gaúcho Daniel Guerra e o capitão da embarcação, o francês Olivier Thomas estão presos na cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente, em uma prisão de segurança máxima. Eles alegam que foram vítimas de uma armação e não sabiam que havia cocaína escondida no casco do barco. 

Desde que a sentença foi proferida, as famílias dos velejadores não se conformam com a decisão. Segundo eles, o direito de defesa dos réus foi cerceado, já que as testemunhas de defesa não puderam ser ouvidas via videoconferência e foi desconsiderado o inquérito da Polícia Federal que apontava a inocência do quarteto. 

O grupo de três brasileiros e um francês foi contratado para transportar um veleiro de Salvador até a Ilha dos Açores, em Portugal, através da empresa de recrutamento e terceirização de mão de obra Yacht Delivery Company, cuja sede fica na Holanda. A embarcação pertence a um inglês, conhecido como George Saul, que só foi apresentado à tripulação na véspera da viagem. Ele está sendo procurado pela Interpol. 

O barco passou por duas fiscalizações da Polícia Federal em Salvador e em Natal, antes que deixasse o Brasil. Ao chegar na cidade de Mindelo, na Ilha de São Vincente, em Cabo Verde, passou por nova inspeção e a droga foi encontrada.

Foto: Reprodução

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais