Farol a farol: veja roteiro que vai da Barra até Itapuã e Humaitá

Criados para garantir navegação segura, agora fazem fazem alegria de quem está em terra firme

  • Foto do(a) author(a) Luana Lisboa
  • Luana Lisboa

Publicado em 29 de março de 2022 às 19:00

. Crédito: Arisson Marinho

Para os navegantes que levavam cargas comerciais em direção à Bahia até o ano de 1698, a aproximação pela Baía-de-Todos-os-Santos era um desafio. Naufrágios eram recorrentes, mercadorias eram perdidas, e a situação causava grande prejuízo econômico para a Salvador do século XVII. Ao menos até o emprego de um farol no Forte Santo Antônio da Barra, que já protegia a região desde 1536. Hoje, o atual Farol da Barra está para o turismo como estava  antes para a economia.

Não somente ele, a mina de ouro dos guias turísticos, mas outros dois garantem proteção à costa e uma bela vista para os visitantes: o Farol de Itapuã e o de Humaitá, na Cidade Baixa. De acordo com o profissional Sérgio Manoel, é possível fazer a rota para conhecer os três cartões postais da cidade em um dia e ainda curtir o caminho entre eles. O perímetro tem cerca de 40 quilômetros (km) de extensão, no total.

“A melhor forma de fazer o percurso é de carro, mas é possível fazer de bicicleta. Saindo de Itapuã às 8h da manhã, por exemplo, e passando pelo da Barra, é possível chegar na Ponta do Humaitá pouco depois de 12h, isso se você não fizer muitas paradas”, afirma.

Se tiver disponibilidade para curtir o dia todo e puder terminar a tour no início da noite, alguns pontos são imperdíveis, de acordo com o profissional, que atua há 13 anos no ramo. “Se puder almoçar, escolha a região de Pedra Furada, que tem várias opções de bares e restaurantes, e já foi uma das mais badaladas da cidade. A vista do pôr-do-sol no Forte Nossa Senhora de Monte Serrat, por sua vez, é uma das mais bonitas da cidade”, aponta.

Com o tempo, o Monte Serrat quase virou sinônimo de Farol do Humaitá. Com a construção finalizada no final do século XVIII, há ainda, ao lado, a capela de Nossa Senhora de Monte Serrat e a praia de Boa Viagem, que valem a visita. O Farol também é o único que se localiza dentro da Baía-de-Todos-os-Santos, conforme reforça o arquiteto e urbanista Louti Bahia, também administrador da página Amo a História de Salvador, no Instagram.

“Diferente do que muitos pensam, o Farol da Barra não fica na Baía, mas na ponta da reentrância litorânea”, lembra.

O local permite, ainda, acesso ao Museu Náutico. Lá, é possível encontrar miniaturas dos navios que passaram pela costa, amostras de porcelanas encontradas nos navios naufragados, além de cartas náuticas portuguesas, utilizadas para enganar e despistar os demais europeus que tentassem fazer “visitinhas” ao nosso litoral. O acesso pode ser feito com apenas R$ 15, com possibilidade de meia-entrada.

Antes de partir para a próxima parada, não deixe de passar pelo Forte Santa Maria. O lugar abriga o Espaço Pierre Verger, Museu da Fotografia da Bahia. Se for em direção a Itapuã, é inevitável parar no Restaurante Barravento, ao menos para os amantes de frutos do mar, massas e risotos.

Já o Farol de Itapuã, que tem data de inauguração em 1873, não possui visitação aberta ao público, de acordo com a Marinha. Distante 23 km do Farol da Barra, dentro dele, entretanto, há um pequeno espaço, antigamente destinado à casa do faroleiro. “Eles eram profissionais responsáveis pelo farol, hoje uma profissão extinta. Mas o espaço que antes conectava o farol com a casa ainda está lá”, explica o historiador e guia turístico, Roberto Pessoa. Este, assim como os outros faróis, tinha função essencial para os navegantes, principalmente antes da invenção da eletricidade.

Nas proximidades, o Casa Di Vina é ideal para um almoço ou jantar bem servido, além de também se encaixar em uma tour cultural. A casa onde Vinicius de Moraes e Gessy Gesse moravam hoje serve de museu, mas já foi frequentada por artistas e é um berço de famosas canções do artista. A entrada é gratuita.  

Serviço

Farol da Barra - Museu Náutico

Valor: R$15 , com meia-entrada para estudantes, professores, idosos; gratuidade para deficiente físico e seu acompanhante, militares, grupos de escolas públicas,  museólogo;

Visita média: 1h a 1h30m

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9 às 18h

Melhor horário para visita: Pela manhã o dia está mais fresco, e no final da tarde tem o espetáculo do pôr do sol. Vai do gosto do freguês.

Farol de Itapuã

Não permite visitação interna

Farol do Humaitá

Sem resposta da assessoriaCom edição de Donaldson GomesO Aniversário de Salvador é um projeto do Jornal Correio com patrocínio do Hospital Cárdio Pulmonar, Wilson Sons, Salvador Bahia Airport e Unifacs, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, FIEB e Sebrae, apoio de Suzano, Abaeté Aviação, Sotero, Shopping Center Lapa, Jotagê, AJL, Comdados.