Faxineira de hospital é demitida por justa causa após se recusar a tomar vacina

brasil
14.05.2021, 10:18:44
(Foto: Shutterstock)

Faxineira de hospital é demitida por justa causa após se recusar a tomar vacina

Decisão foi apoiada pela Justiça do Trabalho

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Um hospital em São Caetano do Sul, interior de São Paulo, demitiu por justa causa uma auxiliar de limpeza após a funcionária se recusar a se vacinar contra a covid-19. A decisão da unidade de saúde foi validada pela juíza Isabela Flaitt, da 2ª Vara do Trabalho daquele município. 

Em comunicado, Tribunal Regional do Trabalho explicou que "a justa causa é falta grave do empregado que resulta no rompimento unilateral do contrato por parte do empregador".

A colaboradora tentou reverter a dispensa do trabalho na Justiça, alegando que não teve oportunidade de explicar sua decisão. No entanto, para a magistrada, ao mesmo tempo em que o empregador deve "oferecer condições dignas que protejam a saúde, a integridade física e psíquica de todos os trabalhadores que lhe prestem serviços", a liberdade dos funcionários "não deve se sobrepor ao direito à vida".

"A necessidade de promover e proteger a saúde de todos os trabalhadores e pacientes do Hospital, bem como de toda a população deve se sobrepor ao direito individual da autora em se abster de cumprir a obrigação de ser vacinada", afirmou Flaitt.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas