Faz um Pix: como essa ferramenta impulsionou o comércio no último ano

Episódio faz um balanço do impacto do Pix para os pequenos comerciantes desde o seu lançamento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2022 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Pix foi bem recebido pela população brasileira e atualmente mais da metade da população do país já tem um cadastro com a ferramenta.Pouco mais de um ano atrás, chegava no Brasil um serviço que prometia melhorar a relação do brasileiro com as transferências bancárias e pagamento. Mas de que forma isso beneficiou os pequenos e médios negócios brasileiros? Quais foram as mudanças apresentadas pelo Pix desde a sua chegada e qual a perspectiva para esse ano de 2022?

Para responder essas questões, o 36º episódio do O Que a Bahia Quer Saber, o podcast de reportagens especiais do Correio, conversou com Pedro Menezes, economista e colunista da Info Money, e Rafael Moreira, economista assessor da Diretoria Técnica do Sebrae, especializado em pequenas empresas.

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Além disso, o podcast discute ainda quais são as barreiras apresentadas pela ferramenta que atrapalham a evolução do Pix para todos os modelos de negócio e o que precisa ser melhorado para evitar novas fraudes por meio do serviço. Só neste ano, já foram dois golpes envolvendo empresas financeiras que tiveram dados de pix dos clientes divulgados na internet. Como isso afeta a adesão? Esse episódio tem produção, narração e edição de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.