Feriados de São João e Dois de Julho são antecipados na Bahia para conter a covid-19

bahia
22.05.2020, 15:45:02
Atualizado: 22.05.2020, 20:30:05
(Foto: Nara Gentil/CORREIO)

Feriados de São João e Dois de Julho são antecipados na Bahia para conter a covid-19

Medidas valem já para a semana que vem; Salvador vai antecipar Conceição da Praia e outras cidades também terão mudanças em datas; confira

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Salvador e outros oito municípios baianos terão feriados antecipados na próxima semana. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (22) numa entrevista em conjunto dada pelo governador Rui Costa e pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. A medida é mais uma tentativa do poder público para estimular o isolamento social e reduzir a taxa de transmissão do novo coronavírus no estado, que atualmente gira em torno de 5%.

Os outros municípios são Lauro de Freitas, Ipiaú, Ilhéus, Itabuna, Candeias e Camaçari. Segundo Rui, o critério para definir quais municípios terão essas antecipações é o número de casos confirmados de covid-19. Todos que têm a partir de 100 infectados entraram na lista.

Ao todo, serão 5 dias de feriados. O Governo do Estado antecipou o São João (24 de junho) para segunda-feira (25 de maio) e a Independência da Bahia (2 de Julho) para a próxima terça (26). A Prefeitura de Salvador, por sua vez, antecipou o feriado de Conceição da Praia (8 de dezembro) para a quarta-feira (27) da semana que vem. Prefeitura da capital e governo da Bahia assinarão um decreto conjunto 'tornando feriado' a quinta e a sexta-feira.

De acordo com Rui Costa, a prática será semelhante nos outros municípios do estado.

Com isso, serão 5 dias sem o funcionamento de atividades não-essenciais. As exceções são serviços de saúde essenciais e supermercados, que poderão funcionar normalmente. As agências bancárias, por sua vez, só abrem na quinta e sexta.

Neto afirmou que essa medida vem como uma forma de também cuidar da economia, já que é mais vantajoso para que os patrões fechem agora e tenham a possibilidade de fazer reposição nas datas originais dos feriados.

"É desejo nosso que a partir de junho algumas atividades sejam retomadas. Entendo que essa decisão é fundamental para dar uma queda maior na taxa de transmissão e, com isso, abreviar o retorno das atividades, aproximar esse recomeço, essa retomada, quem sabe a partir de junho. Nos preocupamos em reduzir ao máximo o impacto econômico", disse o prefeito.

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na última quinta (21) aponta que a Bahia tem 11.941 diagnósticos de covid-19, com 376 óbitos notificados.

Os casos confirmados aconteceram em 230 cidades do estado, com maior proporção em Salvador (64,61%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (3.752,62), Itabuna (3.151,63), Ipiaú (2.833,91), Ilhéus (2.575,05) e Salvador (2.395,25).

Veja como ficam as datas:
Feriados estaduais: segunda (25 de maio) e terça (26)
Feriado municipal em Salvador: quarta (27) 
Decreto simultâneo entre Estado e prefeituras: quinta (28) e sexta (29).

*Com supervisão do editor João Gabriel Galdea.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas