Festa de 15 anos em canteiro da Pituba forma aglomeração e bloqueia trânsito

Situação incomodou moradores e a Transalvador foi acionada. Bairro entrará em bloqueio de circulação nesta quarta (13)

  • Foto do(a) author(a) Hilza Cordeiro
  • Hilza Cordeiro

Publicado em 12 de maio de 2020 às 18:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Twitter

Uma festa surpresa em homenagem aos 15 anos de uma adolescente terminou fugindo do planejado na noite desta segunda-feira (11). A ideia era fazer uma carreata em volta da praça do Loteamento Aquarius, na Pituba, para cantar parabéns para a garota e assistir, do interior dos carros, uma valsa dela com o pai. No entanto, os convidados resolveram parar os veículos e descer para dançar com a menina.

Em um vídeo postado por um usuário do Twitter, é possível ver que o evento congestionou o trânsito da Rua Dr. Eduardo Bahiana. A comemoração teve direito a fogos de artifício e muitas buzinas, mas o que mais incomodou a pessoa que publicou o vídeo foi mesmo o fato de o grupo ter desrespeitado as recomendações das autoridades de saúde quanto ao distanciamento social necessário para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Em dois conteúdos publicados, a pessoa se indigna: "As pessoas saltaram! Gente, eu vou lhe dizer: Se a intenção era ficar nos carros, por que as pessoas saíram dos carros? Eu não acredito nisso. Que irresponsabilidade!", diz no vídeo. Segundo o usuário da rede, a celebração teve ainda bolo e autofalante com frases de carinho para a menina. Nas filmagems são ouvidas músicas do DJ Alok, do cantor britânico Ed Sheeran e ainda o hit colombiano "Baila Conmigo", que ficou famoso nos memes do aplicativo Tik Tok. 

Desde março a prefeitura de Salvador e o Governo do Estado proíbem a realização de eventos que promovam aglomerações que possam facilitar a disseminação do novo vírus, mas os decretos não especificam sobre festas de aniversário e afins. Por decreto estadual, eventos com mais de 50 pessoas estão suspensos em todos os municípios baianos até 18 de maio.

Uma família que mora na região e assistiu ao fato pela janela do apartamento disse ao CORREIO que ficou incomodada com o barulho contínuo das buzinas dos veículos. “Eu vi quando o povo chegou aqui porque o pessoal ficou buzinando muito, era carro para porra no meio da rua e do nada pararam. Minha mãe achou que estavam na frente de um condomínio comemorando o aniversário de uma pessoa que estava vendo da varanda do apartamento”, contou um jovem.

Segundo esses moradores, havia mais de 20 carros, quase todos buzinando. Ou a galera participante não sabia ou ignorou que o Hospital da Bahia fica localizado a menos de 500 metros de onde a festa estava acontecendo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas só podem buzinar em duas situações: para fazer advertências com o objetivo de evitar acidentes ou fora de áreas urbanas para sinalizar ao outro condutor quando se precisa ultrapassá-lo. 

O código ainda diz que usar a buzina sem ser nessas condições pode acarretar em infração com multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), principalmente se for acionada de forma prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto. “Não deu certo, acho que fugiu do que a família esperava. Infelizmente, erraram tentando alegrar alguém”, conclui o jovem.

Por causa da barulheira e do engarrafamento provocado pelos carros, moradores da área chegaram a ligar para a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Em nota, o órgão disse que foi ao local após receber denúncia de congestionamento e aglomeração, mas quando a equipe chegou já não encontraram mais a movimentação atípica na região. 

Um morador também disse que viu uma viatura da Polícia Militar passando pelo local, mas que os policiais ignoraram a festa e “seguiram reto”. Procurada, a Polícia Militar disse que a 13ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pituba), unidade responsável pelo policiamento no local, não chegou a ser acionada para atender a ocorrência. Amigos e familiares da aniversariante foram procurados, mas não quiseram dar entrevista.

Pituba: líder em casos de coronavírus

Segundo o boletim epidemiológico mais recente divulgado há quatro dias pelo secretário de Saúde de Salvador, o bairro da Pituba era líder em número de casos de covid-19 na capital, com 77 ocorrências. Os números, inclusive, fizeram a prefeitura determinar o fechamento total do comércio do bairro e também da calçadão da orla por sete dias. As medidas de restrição de circulação no local começarão a valer nesta quarta-feira (13).

Ao anunciar a decisão, o prefeito ACM Neto chegou a comentar que a movimentação de veículos na área da Pituba se manteve alto mesmo durante a pandemia. Segundo ele, só houve queda de 15% no fluxo, quando comparado a dias normais. 

A prefeitura determinou o fechamento do trecho da orla que compreende a Arena Aquática de Salvador, na Praça Wilson Lins, até o Centro de Convenções de Salvador, já na Boca do Rio. No bairro, também estará proibido o funcionamento de qualquer atividade comercial, exceto supermercados, farmácias, bancos e lotéricas.