Festa do Rosário terá imagem da padroeira de Angola; veja programação

salvador
19.10.2018, 22:17:00
(Foto: Dadá Jaques/Divulgação)

Festa do Rosário terá imagem da padroeira de Angola; veja programação

Mama Muxima será entronizada na Igreja do Rosário dos Pretos no domingo

A imagem de Mama Muxima, Padroeira da Angola, será acolhida pelos fiéis da Arquidiocese de Salvador no próximo domingo (21). Nesta data, às 10h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, fará a entronização da imagem na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, onde também presidirá a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

O Brasil é o terceiro país, após Argentina e EUA, a receber a imagem de Mama Muxima, que chegou a Salvador nesta quinta-feira (18), trazida por uma delegação de Angola. Nesta sexta (19) a delegação angolana participou da Missa no Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim e visitou o Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce). Depois, estava agendada uma visita a Dom Murilo e a participação no Encontro Inter-religioso para partilha das tradições, no Terreiro Oxumaré.

A programação continua neste sábado (20). Às 18h, o bispo de Mbanza Congo – Angola, Dom Vicente Kiaziku, presidirá a Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O ápice das homenagens a Nossa Senhora do Rosário e da acolhida a Mama Muxima será no domingo (21), quando Dom Murilo presidirá a Missa Solene, às 10h, com a entronização da imagem de Mama Muxima.

Foto da missa de envio da imagem de Mama Muxima, em Angola
Foto da missa de envio da imagem de Mama Muxima, em Angola (Foto: Divulgação)

Festa de Nossa Senhora do Rosário
Para celebrar a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a Irmandade dos Homens Pretos, em seus 333 anos de Persistência e Resistência e 119 anos de Elevação a Categoria de Venerável Ordem Terceira, está com uma programação especial, que este ano tem como tema central “No Rosário de Maria, sob a sua proteção, celebramos o Ano do Laicato, procurando ser Sal e Luz, testemunhando Jesus Cristo, fonte da Vida Plena” (cf. MT 23,8).

O tríduo em preparação à festa acontece desde quinta e segue até este sábado, sempre com início com a recitação do Terço às 16h; adoração ao Santíssimo Sacramento às 17h; e Missa às 18h. 

No domingo festivo, os fiéis participam de alvorada às 5h, repique de sinos às 6h e Missa Compromissal às 7h. Já às 10h, Dom Murilo Krieger presidirá a Missa Solene e fará a entronização da imagem da padroeira de Angola.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas