Festa do Rosário terá imagem da padroeira de Angola; veja programação

Mama Muxima será entronizada na Igreja do Rosário dos Pretos no domingo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 22:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Dadá Jaques/Divulgação
Foto da missa de envio da imagem de Mama Muxima, em Angola por Foto: Divulgação

A imagem de Mama Muxima, Padroeira da Angola, será acolhida pelos fiéis da Arquidiocese de Salvador no próximo domingo (21). Nesta data, às 10h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, fará a entronização da imagem na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, onde também presidirá a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

O Brasil é o terceiro país, após Argentina e EUA, a receber a imagem de Mama Muxima, que chegou a Salvador nesta quinta-feira (18), trazida por uma delegação de Angola. Nesta sexta (19) a delegação angolana participou da Missa no Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim e visitou o Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce). Depois, estava agendada uma visita a Dom Murilo e a participação no Encontro Inter-religioso para partilha das tradições, no Terreiro Oxumaré.

A programação continua neste sábado (20). Às 18h, o bispo de Mbanza Congo – Angola, Dom Vicente Kiaziku, presidirá a Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O ápice das homenagens a Nossa Senhora do Rosário e da acolhida a Mama Muxima será no domingo (21), quando Dom Murilo presidirá a Missa Solene, às 10h, com a entronização da imagem de Mama Muxima.

[[galeria]]

Festa de Nossa Senhora do Rosário Para celebrar a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a Irmandade dos Homens Pretos, em seus 333 anos de Persistência e Resistência e 119 anos de Elevação a Categoria de Venerável Ordem Terceira, está com uma programação especial, que este ano tem como tema central “No Rosário de Maria, sob a sua proteção, celebramos o Ano do Laicato, procurando ser Sal e Luz, testemunhando Jesus Cristo, fonte da Vida Plena” (cf. MT 23,8).

O tríduo em preparação à festa acontece desde quinta e segue até este sábado, sempre com início com a recitação do Terço às 16h; adoração ao Santíssimo Sacramento às 17h; e Missa às 18h. 

No domingo festivo, os fiéis participam de alvorada às 5h, repique de sinos às 6h e Missa Compromissal às 7h. Já às 10h, Dom Murilo Krieger presidirá a Missa Solene e fará a entronização da imagem da padroeira de Angola.