Festa para os santos gêmeos em Salvador

salvador
27.09.2019, 23:47:00
Atualizado: 27.09.2019, 23:50:00
Moradores da Liberdade se jogam nos doces (Arisson Marinho/ CORREIO)

Festa para os santos gêmeos em Salvador

Homenagens a Cosme e Damião reúnem católicos e adeptos do candomblé

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A devoção do barman Josué Barreto, 50 anos, por São Cosme e São Damião vem de berço. Desde criança, ele acompanha os carurus que a mãe oferecia para os santos gêmeos. Todo 27 de setembro, ele entrega balas para as crianças pelo bairro de Brotas e em frente à paróquia dedicada aos santos, na Liberdade.

Nesta sexta-feira (27), Josué chegou à paróquia da Liberdade com uma mala cheia de doces. A cada passo que dava, ele era abordado pelas crianças que se aglomeravam em frente ao templo.

“Eu pratico um pouco do candomblé e do catolicismo. Há cerca de 11 anos, eu distribuo as balas para ser um tipo de gratidão”, disse.

Para ele, é emocionante ver pessoas com tanta fé reunidas em louvor aos santos.

A tradição de distribuir doces (Foto: Arisson Marinho)

É da igreja que sai a procissão que faz o circuito até a Lapinha em homenagem aos santos. O diácono Sérgio explica que o catolicismo celebra os santos gêmeos no dia 26 de setembro. Até o ano de 1968, a data caía no dia 27, quando as religiões de matriz africana também fazem as suas celebrações. Apesar da mudança, a homenagem permaneceu, e, até hoje, a paróquia realiza a procissão no dia 27.

“Por existir há muitos anos, não podemos fugir e é uma maneira de evangelizar o povo e mostrar quem foram os santos”, explicou.

Na igreja, é feita uma novena para os santos que se encerrou na noite de quinta-feira (26), com uma missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Fiel participa de missa na Liberdade (Foto: Arisson Marinho)

Em meio a crianças fervorosas com os doces, a doméstica Ana Silva também conseguiu garantir suas balas. Há mais de cinco anos ela participa da procissão da paróquia. “Para mim é uma tradição. Venho pela missa e para pegar os doces, que me lembram a infância”, contou. 

*Com supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gari-tem-moto-furtada-logo-apos-saber-da-morte-da-mae-nao-faz-isso-comigo/
André Araújo gravou vídeo emocionado pedindo devolução de veículo que usa para complementar renda; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lei-aldir-blanc-pagamento-de-renda-mensal-deve-ficar-a-cargo-dos-estados/
Já os subsídios previstos para os espaços devem ser administrados pelos municípios; verba é federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-baiana-flores-do-mal-esta-de-volta-30-anos-depois/
Grupo que marcou o cenário do rock baiano nos anos 1980 retorna com seis canções inéditas e formação original
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-bbb-daniel-lenhardt-revela-que-so-fez-sexo-com-4-pessoas-inexperiente/
Ator também falou sobre primeira vez e sobre uma traição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confirmado-policia-anuncia-que-corpo-encontrado-boiando-e-de-naya-rivera/
'Ela reuniu energia suficiente para colocar seu filho no barco, mas não o suficiente para se salvar', disse xerife sobre a morte da atriz
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adriano-imperador-fura-quarentena-para-curtir-baile-funk-no-rio-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corpo-de-naya-rivera-e-encontrado-exatos-sete-anos-apos-morte-de-cory-monteith/
Fãs relembraram coincidência trágica; série Glee ainda teve morte de terceiro ator
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aves-se-aglomeram-em-tela-de-apartamento-apos-retirada-de-arvores-em-ilheus/
Vídeo de morador flagrou cena; prefeitura diz que outras árvores serão plantadas
Ler Mais