Festival da Cidade terá esquema especial de trânsito a partir desta quarta (27); veja

Confira também as opções de transporte para os 470 anos de Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de março de 2019 às 15:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

Quem está planejando curtir as comemorações do aniversário de 470 anos de Salvador precisa ficar ligado nas modificações de trânsito. A partir desta quarta-feira (27) até domingo (31), alguns pontos da capital baiana sofrerão interdição. 

De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), as mudanças desta quarta acontecem devido ao Salvador Bike Night, evento gratuito para ciclistas. A partir das 19h, haverá interdição progressiva do tráfego de veículos no Jardim dos Namorados (saída), Avenida Octávio Mangabeira (onde será feito o retorno em frente o Atakarejo, em Piatã), Rua Carimbamba e Avenida Octávio Mangabeira (chegada ao Jardim dos Namorados).

Confira aqui a programação completa do Festival da Cidade

Nesta quarta e quinta-feiras (27 e 28), dias em que o evento Compadre de Ogum, na Paróquia de Sant´Ana do Rio Vermelho, o trânsito não será alterado. No entanto, a Transalvador estará no local a partir das 20h para auxiliar a travessia de pedestres e evitar estacionamento irregular. A ação se repetirá na sexta (29), no mesmo horário.

Também nesta sexta-feira (29), dia do aniversário da cidade, as mudanças serão mais significativas. Por conta do Concerto Internacional Salvador 470 Anos, na Barra, das 17h à 0h haverá interdição do tráfego de veículos nos seguintes pontos: Largo do Farol da Barra, Avenida Oceânica (entre o Largo do Farol da Barra e a Rua Marquês de Caravelas) e Avenida Almirante Marques de Leão (trecho centre o Largo do Farol da Barra e a Rua Dias d’Ávila). Os veículos que trafegam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego sentido Ondina – Barra a Rua Marquês de Caravelas, Avenida Almirante Marques de Leão, Rua Dias d’Ávila e Rua Afonso Celso. Para o sentido oposto, a opção é acessar a Avenida Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier, Largo do Chame - Chame e, então, a Avenida Centenário.

Na mesma data, a Transalvador estará no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, das 17h30 às 0h, para auxiliar pedestres e proibir estacionamento irregular. Haverá show de Hiago Danadinho, Denny Denan e Léo Santana.

Neste sábado (30), os festejos serão em seis pontos de Salvador, seguindo a programação do Festival da Cidade. Haverá fiscalização da Transalvador nos seguintes eventos: na Feira de Arte e Antiguidades de Salvador, que acontece na Praça do Campo Grande, das 9h às 16h; Coreto Hype, no canteiro central da Avenida Centenário, das 10h às 22h; Projeto Viva a Rua – Teatro para Todos, no Parque da Cidade, das 12h às 18h; Show Sempre Novos e Baianos com Paulinho Boca, Moraes Moreira, além de apresentação de Márcio Mello, no Largo da Mariquita, das 17h às 22h; e Compadre de Ogum, na Paróquia de Sant´Ana do Rio Vermelho, a partir das 20h.

Na mesma data, haverá interdição no bairro de Periperi, das 17h às 20h, por causa do show de Bell Marques e Solange Almeida. Os carros não poderão transitar nas vias que dão acesso à Praça da Revolução: Osvaldo Deway, Carlos Gomes, Cristóvão Ferreira, Domingos Pires (entre a Praça da Revolução e Rua Aristides Melo), Travessa Gal. Labatut, Frederico Costa e Natanael Palma.

O último dia de celebrações será neste domingo (31), com direito a trio de Ivete Sangalo fazendo o circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra), a partir das 13h até 1h da manhã do dia seguinte (1º). Por conta disso, haverá interdição do tráfego de veículos na Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra e na Avenida Oceânica (trecho entre o Largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira, e as transversais).

O estacionamento será proibido na Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra, Avenida Oceânica (trecho entre o Largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira e as transversais), Avenida Centenário, Rua Cezar Zama (trecho compreendido entre a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes) e a Rua Barão de Itapuã em ambos os lados.

Outra alteração é que, das 15h de domingo até 1h de segunda-feira, haverá sentido duplo na via para o acesso dos moradores na Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã), Rua Barão de Itapuã, e na Rua Cezar Zama (trecho entre a interseção com a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes). Os carros que passam pelo trecho interditado, que vêm da Ladeira da Barra, deverão fazer o retorno no Porto da Barra. Já aqueles que desejam seguir sentido Ondina – Centro, poderão trafegar pela Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato), Avenida Centenário, Rua Augusto Frederico Schimidt e Rua Marquês de Caravelas. Já os moradores das vias afetadas pelas alterações, terão como opção, sentido Centro/Barra/Ondina, o Porto da Barra, Avenida Princesa Izabel, Rua Dra. Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier e a Avenida Centenário.

Também no domingo, acontecerão outros eventos, com proibição de estacionamento irregular, que será fiscalizado pelo Transalvador. São eles: Feira de Arte e Antiguidades de Salvador, na Praça do Campo Grande, das 9h às 16h; Coreto Hype, no canteiro central da Avenida Centenário, das 10h às 22h; Projeto Viva a Rua – Teatro Para Todos, no Parque da Cidade, das 12h às 18h; e Compadre de Ogum, na Paróquia de Sant´Ana do Rio Vermelho, a partir das 20h.

Barreiras Barreiras fixas e móveis serão instaladas no entorno do evento deste domingo. Das 10h até 1h da manhã de segunda, ficarão instaladas 11 barreiras fixas (BF). Três horas mais tarde, às 13h, serão instaladas seis barreiras móveis (BM) - o horário de retirada é o mesmo das estruturas fixas.

Confira a lista completa:Barreiras Fixas (BF)BF 01 - Avenida Almirante Marques de Leão / Largo do Farol da Barra; BF 02 - Avenida Oceânica / Rua Dom Marcos Teixeira; BF 03 - Avenida Oceânica / Rua Alfredo Magalhães; BF 04 - Avenida Oceânica / Rua Professor Lemos de Brito; BF 05 - Avenida Oceânica / Rua Marquês de Caravelas; BF 06 - Avenida Oceânica / Rua Francisco Otaviano; BF 07 - Avenida Oceânica / Rua Professor Fernando Luz; BF 08 - Avenida Oceânica / Rua Leoni Ramos; BF 09 - Avenida Oceânica / Rua Doutor Artur Neiva; BF 10 - Avenida Oceânica / Rua Carlos Chiacchio (estrutura da PM); BF 11 - Avenida Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira (parte Baixa). Barreiras Móveis (BM)BM 01 - Avenida Sete de Setembro / Porto da Barra; BM 02 - Rua Barão de Itapuã / Rua Barão de Sergy; BM 03 - Rua Cézar Zama / Rua Marquês de Caravelas / Alameda Antunes; BM 04 - Rua Airosa Galvão / Rua Miguel Burnier; BM 05 - Avenida Centenário / Último Retorno; BM 06 - Rua Professor Sabino Silva / Rua José Sátiro de Oliveira. Ônibus A Secretaria Municipal de Mobilidade  (Semob) e a Transalvador divulgaram um esquema especial de transportes para quem quer curtir o concerto, na sexta-feira (29). 

As linhas de ônibus que tem como destino a Barra, onde ocorre o evento, funcionarão com horário especial, prolongado até 1h de sábado (30). São elas: Pirajá – Barra; Paripe – Barra; Mirante de Periperi – Ondina; Pituba – Campo – Campo Grande R2; Praia do Flamengo – Campo Grande; Aeroporto – Campo Grande; Duque de Caxias-Barra; IAPI – Barra; Rio das Pedras – Campo Grande R2; Santa Cruz – Campo Grande R2; Tancredo Neves – Barra; Pernambués – Barra; Narandiba/Doron – Barra R2; N. Brasilia/Jd.Esperança/7 de Abril – Barra; Sussuarana – Barra R2 e Cabula VI – Ondina. 

O mesmo acontecerá com as linhas que seguem em direção à Estação da Lapa, que são: Brotas – Lapa; Trobogy – Lapa; Fazenda Grande; Base Naval/São Thomé/Esc.de Menores-Lapa. 

Além disso, 12 ônibus da frota reguladora serão disponibilizados na Estação da Lapa. Os veículos ficarão no terminal, das 20h às 3h do dia seguinte. As linhas de ônibus que operam no entorno do evento seguirão as alterações impostas pela Transalvador.

Táxi e mototáxi Quem optar por usar os táxis, contará com quatro pontos existentes na região: em frente ao Shopping Barra, ao Bompreço do Chame-Chame, no Porto da Barra e na rotatória da Praça Lord Cochrane. Haverá ainda um ponto extra para o evento, na Avenida Centenário, que ficará localizado no último retorno para quem segue em direção ao Vale dos Barris - no mesmo local, haverá um ponto de mototáxi.

Cajazeiras Na sexta-feira, das 18h às 1h30 de sábado, o bairro terá à disposição nove veículos da frota reguladora, sendo seis para Estação Pirajá e três para a Estação Mussurunga.

Veja programação completa do Festival da Cidade27 de março (quarta-feira) 14h às 19h Exposição Orixás da Bahia - Espaço Cultural da Barroquinha19h Bike Nigth (Passeio noturno de bicicleta) - Saída do Jardim dos Namorados20h Espetáculo “Compadre de Ogum” - Entrada 2 kg de alimentos - Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho  28 de março (quinta-feira) 14h às 19h Exposição Orixás da Bahia - Espaço Cultural da Barroquinha16h Nova Biblioteca Denise Tavares: assinatura da Ordem de Serviço - Curuzu - Liberdade16h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 - Acervo da Laje, Plataforma19h Abertura da Exposição "Coroa de Ouro - Torços e Turbantes" - Casa do Benin20h Espetáculo “Compadre de Ogum” - Entrada 2 kg de alimentos - Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho  29 de março (sexta-feira) 9h às 18h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019  - Mutirão de graffiti - Plataforma10h às 17h Exposição "Coroa de Ouro - Torços e Turbantes" - Casa do Benin14h às 19h Exposição Orixás da Bahia - Espaço Cultural da Barroquinha19h Estreia do Musical “Sonho de Uma Noite de Verão” - resultado do edital Fábrica de Musicais - Teatro Gregório de Mattos – Centro19h Concerto Musical do Festival da Língua Portuguesa (FELPO): Participantes: Daniela Mercury, António Zambujo, Saulo Fernandes, Paulo Flores, Ana Moura, Mayra Andrade, Magary Lord, Márcia Freire, Carla Cristina e Márcia Short - Farol da Barra19h Show Hiago Danadinho, Léo Santana e Deny Dennan - Cajazeiras X – Campo da Pronaica20h Espetáculo “Compadre de Ogum” - Entrada 2 kg de alimentos -  Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho20h30 Apresentação do musical “Simplesmente Elas”    Teatro Café-Rubi – Campo Grande30 de março (sábado) 9h às 12h Diálogos Boca de Brasa - Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 – Vista Alegre9h às 16h - Feira de Arte e Antiguidades de Salvador - Praça do Campo Grande9h às 18h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 - Av Beira Mar, Ribeira10 às 17h Exposição "Coroa de Ouro - Torços e Turbantes" - Casa do Benin10h às 22h Coreto Hype Especial Aniversário da Cidade - Canteiro central da Av. Centenário14h às 17h Diálogos Boca de Brasa - Espaço Cultural Boca de Brasa – CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) - Valéria14h às 19h Exposição Orixás da Bahia - Espaço Cultural da Barroquinha15h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 -  Travessa da Panta, GarciaA partir das 15h30    Circuito de minibikes (para crianças)    Salvador Shopping16h Literatura na Praça: lançamento de bibliotecas nas praças de Salvador - Praça Lord Cochrane - Garcia19h Sempre Novos e Baianos (Paulinho Boca e Moraes Moreira) e Márcio Mello - Entrada franca - Largo da Mariquita, Rio Vermelho19h Show Bell Marques e Solange Almeida - Periperi – Praça da Revolução20h à 0h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 - Programação musical na Praça Dodô e Osmar, Ribeira.Horário a definir    Projeto Viva a Rua – Teatro para Todos - 20 atividades nas mais diferentes linguagens    Parque da CidadeHorário a definir  Troca de Livros do Festival da Língua Portuguesa (FELPO) e bate-papo com autores famosos Participantes: Itamar Vieira Júnior, Paloma Amado, Ricardo Viel e Sérgio Rodrigues    Praça da Mariquita (Rio Vermelho)20h  Espetáculo “Compadre de Ogum” - Entrada 2 kg de alimentos - Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho20h30  Apresentação do musical “Simplesmente Elas”    Teatro Café-Rubi – Campo Grande31 de março (domingo) 9h às 16h Feira de Arte e Antiguidades de Salvador - Praça do Campo Grande9h às 18h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 - Pintura coletiva no Circuito Águas de Março, na Av Beira Mar, Ribeira.10h às 17h Exposição "Coroa de Ouro - Torços e Turbantes"  - Casa do Benin10h às 22h Coreto Hype Especial Aniversário da Cidade - Canteiro central da Av. CentenárioHorário a definir Projeto Viva a Rua – Teatro para Todos 20h atividades nas mais diferentes linguagens - Parque da Cidade14h às 17h - Escola Bike Anjo – Aprendendo a pedalar - Shopping Salvador14h às 19h - Exposição Orixás da Bahia - Espaço Cultural da BarroquinhaA partir das 15h Show de Ivete Sangalo e apresentação dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro e Malê Debalê - Saída do Clube Espanhol e chegada no Farol da Barra