Ficou em Salvador? Veja onde assistir a canonização de Irmã Dulce ao vivo

Cerimônia passará em oito locais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2019 às 18:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jorge Gauthier / CORREIO

Cinco novos santos serão canonizados neste domingo (13), entre eles Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia. Quem não pôde ir ao Vaticano e quiser assistir a cerimônia em Salvador poderá acompanhar todos os detalhes em diversos pontos espalhados pela capital baiana. Quem preferir ver a transmissão em casa vai contar com os canais de televisão que vão transmitir a solenidade ao vivo. 

Confira o especial Pelos Olhos de Dulce

Onde ver na TVDos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro, Maria Beltrão e Gerson Camarotti apresentam a solenidade a partir das 5h da manhã, com comentários do Monsenhor André Sampaio e participação dos correspondentes Ilze Scamparini e Rodrigo Carvalho diretamente do Vaticano. A cerimônia será transmitida por Globo, GloboNews e G1. Às 6h40, a Globo encerra sua transmissão, mas o G1 e a GloboNews continuam acompanhando a repercussão no Vaticano e no Brasil em tempo real.A TVE inicia sua transmissão também às 5h, com apresentação de Jhonatã Gabriel. Ao longo da cerimônia, a emissora vai exibir conteúdos sobre a história da beata, sua trajetória e as Obras Sociais, um dos maiores complexos de saúde com serviço gratuito do Brasil. A transmissão pode ser acompanhada também pelo portal da TVE. Quem não conseguir assistir pela manhã terá outra chance: a cobertura especial será reexibida no mesmo dia, às 21h.Emissoras religiosas, como Canção Nova, Aparecida e Rede Vida também realizarão a cobertura ao vivo. O Santuário de Irmã Dulce, na Av. Dendezeiros, terá um telão para transmitir ao vivo a cerimônia. Neste sábado, haverá também programas dedicados à Santa Dulce dos Pobres. Às 13h05, o Via Brasil, da GloboNews, mostra a importância das cartas e da escrita na construção e manutenção das obras filantrópicas, além de revelar ligações entre momentos importantes da vida de Irmã Dulce e o número 13.

Às 14h30, o GloboNews Especial Irmã Dulce mostra um grupo de jovens de Salvador que se prepara para celebrar a canonização. O programa também vai mostrar a história de pessoas que dão continuidade ao trabalho da freira. Nos jornais da TV Bahia, o repórter Ricardo Ishmael, que foi para o Vaticano, fará algumas participações.

Neste domingo, às 20h, o Canal Brasil exibe o filme Irmã Dulce, cinebiografia dirigida por Vicente Amorim. Contemplando o período que vai da década de 1940 aos anos 1980, o longa-metragem mostra como a religiosa católica enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis.

Onde ver nas paróquias

Os devotos que quiserem se reunir para assistir, juntos, à canonização de Irmã Dulce, poderão fazer isso a partir das 4h30 de domingo (13), no santuário dedicado à futura santa, localizado na Av. Dendezeiros, bairro do Bonfim, em Salvador. No local, a cerimônia será exibida em um telão de 15 metros quadrados.

Além disso, no Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, os fiéis passarão a noite em vigília, que terá início às 22h deste sábado (12). Às 5h de domingo quem estiver no local poderá assistir, ao vivo, a retransmissão da Missa de Canonização presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano. Logo após a Celebração, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, fará a leitura do Decreto de criação do Santuário Santa Dulce dos Pobres.

No bairro do Saboeiro, a atual Comunidade Santíssimo Sacramento será a Matriz da primeira paróquia no mundo dedicada à Santa Dulce dos Pobres. A criação da paróquia também será no domingo, às 7h30, quando o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, fará a leitura do Decreto e presidirá a primeira Missa na nova paróquia. Antes, por volta das 4h30, as portas do templo serão abertas para acolher os fiéis que assistirão, ao vivo, a retransmissão.

No Uruguai, a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II também terá um telão montado na Matriz, para que os fiéis possam acompanhar a retransmissão a partir das 5h. Já às 8h o pároco, padre Thomas Mariae Xavier, presidirá a Missa.

Na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Pau da Lima, a celebração pela canonização de Irmã Dulce contará com uma procissão que sairá da Igreja Nossa Senhora das Graças (Colina Azul), às 8h, e seguirá até a Matriz (fim de linha de Pau da Lima), onde haverá a Missa Solene.

Os paroquianos da Paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos) também acompanharão a retransmissão da Missa de Canonização, às 5h, na Matriz. Em seguida, por volta das 7h30, será celebrada a Missa e às 9h acontecerá a entronização e a bênção da imagem da Santa Dulce dos Pobres, com visita à capela interna dedicada a ela, na Matriz.

A Missa da Canonização de Irmã Dulce também será retransmitida na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mata Escura, a partir das 5h. Logo após, haverá a Laudes Solene. Neste dia (13), os paroquianos têm um motivo a mais para celebrar: 1 ano da Ordenação Sacerdotal do vigário paroquial, padre Ailan Tadeu, que será marcado pela Missa, às 17h, na Comunidade Cristo Rei.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Acupe de Brotas) a canonização de Irmã Dulce será celebrada no dia 13, junto com a festa de Nossa Senhora de Fátima – neste dia é celebrada a última aparição da Mãe de Jesus aos pastorzinhos, em Fátima. Às 18h terá início a  Procissão Luminosa, com as imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Irmã Dulce, saindo do Colégio Nossa Senhora da Conceição (Brotas) e seguindo até a Matriz, onde será celebrada a Missa, presidida pelo pároco, padre Valter Ruy.

SERVIÇO O QUÊ: Retransmissão da Missa de Canonização de Irmã Dulce QUANDO: 13 de outubro POR QUÊ: Canonização de Irmã Dulce ONDE: Paróquias da Arquidiocese de Salvador