Fiéis da Pastoral da Criança fazem caminhada até a Colina Sagrada pedindo paz

'Tem bairros que a gente não consegue entrar por conta da violência', afirma a coordenadora da Pastoral, Sheila Pitanga

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 22 de setembro de 2019 às 14:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Priscila Natividade/ CORREIO

Fiéis de diversas paróquias de Salvador participaram na manhã deste domingo da 4ª Caminhada pela Paz. Segundo estimativas da Pastoral da Criança, 500 pessoas seguiram a pé, do Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce) até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, levando a mensagem de amor ao próximo contra a violência. 

“Tem muito bairro da cidade que a gente não consegue nem entrar por conta da violência. A última caminhada aconteceu em 2012 e decidimos retornar esta iniciativa. Queremos levar essa mensagem de paz, tanto com oração quanto com informação”, afirma a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança em Salvador, Sheila Pitanga. 

Voluntária da Pastoral, a aposentada Maria Magnalva Barreto, de 62 anos, fez questão de acompanhar a caminhada até a Colina Sagrada: “A gente sabe que a paz tem que começar em casa, mas precisamos leva-la para a rua. Fazemos isso para demonstrar a nossa fé e que estamos lutando por um mundo melhor”. 

Quem também participou do movimento foi a professora Genivânia da Silva, de 34 anos. Para ela, atitudes como estas são capazes sim, de fazer a diferença. “A violência está aí em toda parte. O adulto de amanhã é a criança que nós educamos hoje e precisamos transmitir, propagar essa mensagem de paz”, defende. 

Após a caminhada, uma missa foi realizada na Igreja do Senhor do Bonfim, presidida pelo reitor da Basílica, padre Edson Menezes. Também foram distribuídos panfletos com 10 Mandamentos para a Paz na Família.

“É importante fazer com que as mães e pais dessas crianças ajudem a gente a passar adiante esse sentimento de paz, que eles caminhem com a gente”, ressalta ainda a diarista Nires Santos, 48 anos, que acompanhou a caminhada e ainda participou da celebração. “A paz tem que se fazer presente em todos os lugares e somos nós que temos que levá-la”, completa.  

Dez mandamentos para a paz na família

1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando a sua família como a si mesmo.

2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família, e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.

3. Reserve momentos para brincar e divertir-se com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.

4. Eduque seu filho na conversa, no carinho e no apoio. Tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.

5. Participe, com sua família, da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivam a violência.

6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.

7. Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para lhe dizer.

8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.

9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.

10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.