Fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é controlado por ICMBio

bahia
20.10.2018, 21:05:00
Atualizado: 20.10.2018, 21:05:32
(Foto: Divulgação/ICMBio)

Fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é controlado por ICMBio

Incêndio ainda não é considerado extinto; nova avaliação será realizada neste domingo (20)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O incêndio de grandes proporções que já destruiu uma área equivalente a 2,4 mil campos de futebol no Parque Nacional da Chapada Diamantina foi controlado neste sábado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O fogo começou no dia 8 de outubro dentro de uma propriedade privada na região da Chapadinha e já dura oito dias. 

"Nós fizemos um sobrevôo na localidade hoje com um helicóptero. Nós não declaramos extinto ainda porque ainda tem muita matéria orgânica queimando nas grotas e a gente tem que saber se essa chuva foi suficiente para ajudar a pagar o fogo", explicou o coordenador de Prevenção e Combate do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o biólogo Christian Berlinck.

Mesmo com o controle do incêndio, uma equipe do ICMBio está dormindo no campo. Uma nova avaliação será realizada neste domingo (21).

"Hoje a tarde choveu na área do fogo, tem previsão para hoje a noite e a madrugada também", destacou.

Pelo menos 130 pessoas - entre coordenação, brigadistas e voluntários -, além de quatro aviões-tanque do ICMBio e um helicoptero do Ibama, participam do combate ao fogo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
  • Assinaturas: 71 3480-9140
  • Anuncie: 71 3203-1812
  • Ache Aqui Classificados: 71 3480-9130
  • Redação: 71 3203-1048