‘Foi um crime planejado’, diz cunhado de baiana de acarajé morta pelo ex-marido

Homem não aceitava fim do relacionamento e ameaçava a vítima há quatro meses

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 13:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Acervo Pessoal

“Ele dizia que iria fazer isso por amor, porque ela não poderia deixá-lo”, disse Luiz Ferreira Alves, cunhado de Selma Santos Silva, 42 anos, morta a tiros na noite desta quarta-feira (16) pelo ex-marido, Sérgio Santos dos Reis. 

Eles ficaram juntos por 5 anos e, segundo a família, Sérgio, que se matou com um tiro na cabeça logo após cometer o feminicídio, não aceitava o fim do relacionamento, que terminou há 4 meses. “Ele disse que iria dar um presente de Natal a ela, mas não a matou na data, porque a família estava toda reunida”, contou Luiz.

Ainda segundo o cunhado de Selma, o ex-marido ameaçava, também, a mulher dele, irmã da vítima. “Eram ameaças constantes e, se minha esposa estivesse ontem [dia do crime], teria morrido também”, relatou. 

Nesta quarta-feira (16), segundo Luiz, Sérgio foi visto bebendo o dia inteiro em um bar próximo à barraca de acarajé da mãe de Selma, que fica no bairro Sete de Abril, onde a vítima morava. “Ele ficou lá esperando o momento certo, porque o crime foi planejado desde a separação. Ele esperou minha sogra sair e Selma assumir a barraca pra poder matar”, disse o cunhado. 

Ainda de acordo com Luiz, Selma era uma pessoa muito querida no bairro onde morava. “Todos amavam ela. Ela deixou uma filha de 16 anos, minha sogra e as irmãs dela estão passando mal, ninguém quer acreditar que ela se foi”.

Luiz também contou ao CORREIO que tentou alertar Sérgio para que ele não fizesse “nenhuma besteira”.“Eu disse a ele para aceitar a separação, porque ninguém é dono de ninguém. Os homens precisam parar com isso de achar que a mulher é deles e só deles. Se não deu certo, cada um segue a vida e pronto”, relatou em tom de revolta.A equipe do CORREIO tentou falar com a família de Sérgio, que fez o reconhecimento do corpo na manhã desta quinta-feira (17), no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML), mas eles não quiserem se manifestar. 

A irmã de Sérgio estava muito abalada e, a todo tempo, se questionava o “porquê isso aconteceu”. Sem querer acreditar nas circunstância e na morte do irmão, a mulher precisou ser aparada por parentes. Um membro da família, em consolo, disse que “chorar é, neste momento, a melhor forma de amenizar a dor”. 

O enterro se Selma está marcado para às 16h desta quinta, no Cemitério Bosque da Paz. Já o de Sérgio também acontece hoje à tarde, no Cemitério de Periperi.

Em nota, a Polícia Civil, que investiga o caso, afirmou que a principal linha de investigação é que se trata, de fato, de um caso de feminicídio. “Acredita-se que ele tenha atirado contra a vida e depois contra si mesmo”. 

Ainda segundo a Polícia Civil, o corpo de Selma foi encontrado perto da casa onde ela morava e o de Sérgio estava na mesma rua da residência da vítima. A motivação continua sendo apurada e as investigações estão com a 2ª Delegacia de Homicídios (DH Central).

Veja onde buscar ajuda: Creas - O Centro de Referência Especializada de Assistência Social atende pessoas em situação de violência ou de violação de direitos. Telefone: 3115-1568 (coordenação estadual) e 3176-4754 (coordenação municipal)

CRLV - O Centro de Referência Loreta Valadares promove atenção à mulher em situação violenta, com atendimento jurídico, psicológico e social. Endereço: Praça Almirante Coelho Neto, nº 1 – Barris, em frente à Delegacia do Idoso. Telefone: 3235-4268

Deam Brotas - (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) - Rua Padre José Filgueiras, s/n – Engenho Velho de Brotas. Telefone: 3116-7000

Deam Periperi - Rua Doutor José de Almeida, Praça do Sol, s/n – Periperi. Telefone: 3117-8217

Disque Denúncia - As mulheres são atendidas pelo Disque 180, da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres

Fundação Cidade Mãe - Órgão municipal que presta assistência a crianças em situação de risco. Endereço: Rua Prof. Aloísio de Carvalho – Engenho Velho de Brotas

Gedem - O Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público da Bahia atua na proteção e na defesa dos direitos das mulheres em situação de violência. Endereço: Rua Arquimedes Gonçalves, 142,  Jardim Baiano - Nazaré. Telefone: 3321- 1949/ 3328-0417 / 3266-4526

* Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier