Fórum Agenda Bahia 2018: Em busca de um futuro sustentável

Seminário Sustentabilidade do Agora acontece nesta quarta

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação
.

Resiliência urbana e o processo de humanização das cidades; os negócios sociais que transformam comunidades e podem ser criados tanto por associações  quanto por grandes empresas; o ecossistema de inovação representado pelas startups; a nova lei de privacidade de dados e seus impactos no cotidiano das pessoas e das empresas; a economia circular e as soluções para o consumo e o descarte de resíduos; e o uso dos dados abertos pelo cidadão comum para o exercício da cidadania na fiscalização do poder público. 

Todos esses assuntos que pautam o debate contemporâneo em tempos de tecnologias 4.0, a chamada era cognitiva, onde as inteligências humana e artificial cada vez interagem de forma mais intensa e os processos de automação substituem, inclusive, trabalhadores de diversos setores, estarão em discussão nesta quarta-feira, dia 08, a partir das 9h, no seminário Sustentabilidade do Agora, evento que integra a programação do Fórum Agenda Bahia 2018. 

O seminário acontece até 17h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep, reunindo especialistas nacionais e internacionais, além de representantes do setor produtivo, poder público e sociedade civil. Todos unidos em busca de respostas para a pergunta: como a criatividade e a tecnologia podem gerar soluções sustentáveis e melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos?  

Ao todo, serão sete horas de atividades comandadas por seis especialistas que realizarão palestras, debates, oficinas, painéis e um workshop. As ideias surgidas na interação com a plateia servirão de estímulo para que Salvador e o restante do estado encontrem caminhos para um desenvolvimento social e econômico mais inclusivo.

Humanização

A conferência de abertura do seminário - Salvador Humana - será proferida por Pablo Lazo, que, além de dar aulas sobre desenvolvimento sustentável, também coordena projetos de resiliência urbana em Santiago do Chile, Buenos Aires e na capital baiana.

Lazo antecipa que, em sua palestra, ele pretende mostrar que o conceito de “humanização dos espaços urbanos” dialoga diretamente com a inovação e, para isso, vai trazer para o público do Fórum Agenda Bahia exemplos inspiradores para pautar projetos em Salvador, que desde o ano passado integra a rede 100 Resilient Cities, da Fundação Rockefeller.

Outro palestrante do evento, Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil, pretende desmitificar a ideia de que um negócio social é apenas um projeto de ONG. Segundo ele, os negócios sociais focam em transformar as comunidades e também são rentáveis.

Os palestrantes do seminário Sustentabilidade do Agora:

[[galeria]]

Tarde de atividades

A programação da tarde do seminário Sustentabilidade do Agora terá outras cinco atividades. Duas oficinas e um painel sobre privacidade de dados serão abertos para o público previamente inscrito no evento. Já o workshop sobre economia circular reunirá especialistas e convidados em seis grupos de trabalho; enquanto as oito startups do Desafio de Inovação Acelere[se] farão um pitch (apresentação-relâmpago). 

Confira o que vai acontecer em cada atividade:

*Lei de Proteção de Dados - O painel Privacidade e Segurança em Tempos de Conectividade terá duas palestras: ‘A importância da segurança cibernética na era das Smart Cities e da Internet das Coisas’; e ‘A nova lei de proteção de dados e seu impacto para os empresários e os consumidores’.

LEIA REPORTAGEM SOBRE A LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS

*Grupos de trabalho - O workshop Economia Circular - Ecossistemas para as Cidades do Futuro reunirá especialistas para debater uma nova agenda de transição para a economia circular nas cidades, buscando soluções para a mudança na lógica de produção, consumo e transformação de resíduos.

*Negócios sociais - A oficina Yunus – Como criar negócio social através da sua empresa vai mostrar a Social Business Canvas, ferramenta aplicada pela Yunus Brasil para descrever, desenhar e criar modelos de negócios sociais.

*Dados abertos - A oficina mostrará como o acesso a dados abertos e o uso da tecnologia para tratá-los e criar narrativas pode revolucionar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida.

LEIA REPORTAGEM SOBRE BIG DATA E DADOS ABERTOS Primeira reunião de trabalho do Acelere[se] na sede da Rede+ (Foto: Divulgação/Rede+) *Acelere[se]: Pitch de estreia - As oito startups baianas selecionadas para o Desafio de Inovação Acelere[se], iniciativa do CORREIO e da Rede+, já começaram a trabalhar desde a segunda-feira, 6, quando aconteceu a primeira reunião de planejamento do programa de aceleração que vai durar 12 semanas. 

Na terça, 07, os representantes das empresas também assistiram à palestra com a mentora Ana Pires, que falou sobre Negócios e Inovação. E, nesta quarta, o grupo terá seu primeiro compromisso oficial às 16h30, dentro da programação do seminário Sustentabilidade do Agora. 

Nesse primeiro pitch, as startups vão apresentar seus negócios, demonstrar as soluções que entregam a seus clientes e de que forma operam; além de contar um pouco das histórias de origem de suas empresas. 

As oito empresas do Acelere[se] foram selecionadas de uma lista de 50 inscritos e representam uma parte do ecossistema de inovação baiano, oferecendo soluções nas áreas de construção civil, moda sustentável, recursos humanos, saúde, mobilidade, serviços e cultura, entre outras. Das oito, seis são de Salvador, uma é de Lauro de Freitas e uma é de Feira de Santana. 

CONHEÇA AS 8 STARTUPS DO DESAFIO ACELERE[SE]

Veja a programação completa do evento:

O quê - Seminário Sustentabilidade do Agora / Fórum Agenda Bahia 2018

Quando - Nesta quarta-feira, dia 8, das 9h às 17h30, na sede da Federação das Indústrias da Bahia - Stiep 

9h - Abertura

9h30 - Palestra Salvador Humana, com Pablo Lazo 

10h30 - Palestra Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios

11h30 - Painel Sustentabilidade do Agora: Como as  Pessoas e  as Cidades se Preparam para Era Cognitiva?

14h30 às 15h30 - Painel Privacidade e Segurança em Tempos de Conectividade

14h30 às 17h30  - Workshop Economia Circular

14h30 às 16h - Oficina Yunus: Como Criar Negócio Social através da sua Empresa

16h30 às 17h30  - Oficina Dados Abertos: A Revolução nas Cidades pelo Cidadão

16h30 às 17h30 -  Desafio de Inovação Acelere[se]

O desafio de Inovação Acelere[se] é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia 2018 com apoio institucional da Prefeitura de Salvador e Rede Bahia, apoio do Sebrae e realização do CORREIO e Rede+. Já o Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita e Oi, e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.