França coloca sua juventude à prova na Rússia diante da Austrália

Equipe de Didier Deschamps tem média de idade de 24 anos

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 16 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Franck Fife / AFP Photo

Atual vice-campeã europeia, a França estreia neste sábado (16), às 7h, na Copa do Mundo, diante da Austrália, na Arena Kazan. A qualidade do elenco que Didier Deschamps tem à disposição é incontestável. O questionamento é em torno da juventude da equipe e o quanto essa característica pode ser benéfica ou prejudicial durante a disputa do Mundial.

Dos 11 prováveis titulares para a partida, apenas o goleiro Lloris, que é o capitão, tem mais de 30 anos. O time terá uma média de idade de aproximadamente 24 anos. Entre os mais jovens, estão os atacantes Dembelé, de 21, e Mbappé, que tem 19. O jogador do PSG, inclusive, usará a camisa 10, que já foi de ninguém menos que Zinedine Zidane e Michel Platini. Para quem pensa que é uma pressão desnecessária em cima do garoto, não sabe que a escolha do número partiu dele.

“Fui eu que quis. Ela estava livre, sem ninguém no horizonte. Eu que pedi. Vejo como um sonho de criança. Eu sabia que haveria comparações, mesmo que não haja espaço para elas. É um número histórico. Não vou fazer de conta que não sei”, admitiu.

Questionado sobre a juventude do elenco e se isso poderia ser de alguma forma um fator prejudicial, Mbappé preferiu enxergar os pontos positivos. “Também podemos oferecer nossa ousadia, que pode ajudar a relaxar em uma competição que exige muito. Mas não temos apenas jogadores jovens. Sei que é um privilégio fazer parte da Copa do Mundo. E o objetivo é a vitória”, atestou.

O comandante Deschamps endossou o discurso e mostrou confiança em todo o elenco, inclusive nos mais jovens. “A juventude não é um risco. Se os selecionei, é porque penso que é o melhor para o time. Estão aqui porque têm a qualidade para estar aqui. São jovens, mas jogam em grandes competições, grandes times. Não faço diferenciação entre jovem e velho”.

Austrália O time australiano tem no artilheiro Tim Cahill seu principal trunfo. Caso marque nesse Mundial, o centroavante entrará no rol dos atletas que balançaram a rede em quatro Copas diferentes, junto com Uwe Seeler, Pelé, Thomas Müller e Cristiano Ronaldo.