Funcionário do Vitória, Flávio é recordista de jogos pelo clube

e.c. vitória
20.04.2019, 04:58:00
Flávio Tanajura em ação como jogador do Vitória, em 1999, durante uma partida contra o Porto-PE, pela Copa do Nordeste (Haroldo Abrantes/Arquivo Correio)

Funcionário do Vitória, Flávio é recordista de jogos pelo clube

Flávio Tanajura chegou ao clube com 16 anos e viveu período áureo do rubro-negro

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Pelos registros oficiais, Flávio Tanajura nasceu em Jequié, município que fica a cerca de 370 quilômetros de Salvador. Contudo, não é exagero contornar a certidão de nascimento do ex-zagueiro e dizer que na verdade ele nasceu no Esporte Clube Vitória. Não só nasceu, como se criou e continua crescendo no seio do clube rubro-negro.

Os números provam: são 323 jogos de Tanajura pelo time do coração. Ninguém defendeu o Vitória tantas vezes quanto ele. Credencial e tanto para ser um dos astros do Baba das Antigas, amistoso promovido pelo CORREIO que reunirá ex-craques da dupla Ba-Vi na Fonte Nova, no dia 23, terça-feira, às 19h. O ingresso será o jornal do dia.

Apesar de ter jogado como zagueiro, ele tinha um faro de gol respeitável. Foram 20 gols pelo Leão, distribuídos entre sete temporadas no time profissional. Mas o relacionamento de Vitória e Flávio Tanajura não parou no pendurar das chuteiras: depois de aposentar com apenas 30 anos, ele recebeu convite para treinar os zagueiros da base e foi ficando. Trabalhando como funcionário há 12 anos, ele já foi auxiliar técnico, treinador de zagueiros, técnico interino, coordenador técnico, analista de mercado e analista do centro de inteligência. Quase literalmente, ele já fez de tudo pelo Vitória.

Flávio Tanajura trabalha no Vitória desde 2007 e já chegou até a comandar o time profissional em duas oportunidades (Foto: Mauricia da Matta/EC Vitória)

Um detalhe curioso desta história é que a carreira de Flávio Tanajura começou no Bahia. Foi no maior rival que ele estreou como jogador profissional no ano de 1991.

Era a última rodada do Brasileirão daquele ano e Tanajura foi levado para o banco aos 16 anos porque os zagueiros do tricolor sofriam com lesões. Naquela partida contra o Athletico-PR ele levou uma pancada na cabeça e desmaiou em campo. Segundo Flávio, depois daquele jogo o Bahia deu férias a todos os funcionários do clube e por causa disso não ofereceu a assistência médica necessária para que ele se recuperasse da contusão.

Além disso, nessa mesma época o então diretor das categorias de base do Bahia, Newton Mota, foi para o Vitória e levou consigo o passe de vários jogadores da base tricolor, muitos dos quais fizeram sucesso com a camisa rubro-negra anos depois, como o lateral Rodrigo e o volante Vampeta, além do próprio Flávio, entre outros.

No acerto de Tanajura com o Bahia era previsto que o clube bancasse seus estudos em um colégio particular. Contudo, o ex-zagueiro conta que várias mensalidades ficaram atrasadas e, quando foi negociar sua continuidade, o que a diretoria da época ofereceu para o novo contrato de gaveta era o pagamento das mensalidades atrasadas. Foi nesse contexto que o Vitória enxergou a oportunidade de levar o jovem zagueiro para a Toca do Leão.

“Basicamente o Vitória me chamou, ofereceu a estrutura para eu me tratar da lesão e também assumiria o pagamento de meus estudos. Terminei a temporada de 1991 no Bahia e, em fevereiro de 1992, eu já tinha me mudado para o Vitória”, lembrou Tanajura, hoje com 44 anos.

A aposta foi certeira. Ele ficou na base rubro-negra por mais dois anos, até ser promovido para o profissional em 1994, quando tinha acabado de completar 18 anos. E não saiu mais. Em meio a seus mais de 300 jogos, conquistou cinco títulos do Campeonato Baiano, incluindo o primeiro tri da história do Vitória (1995 a 1997, 1999 e 2000), e dois da Copa do Nordeste (1997 e 1999).

O bom filho...

Tanajura defendeu mais quatro clubes antes de aposentar. O último foi o Paysandu, onde jogou com um velho companheiro dos tempos de Vitória: Bebeto Campos. Os dois penduraram as chuteiras de forma precoce, ambos por motivos médicos. Enquanto o volante descobriu um problema cardíaco, o zagueiro tomou conhecimento de uma doença degenerativa na cartilagem do joelho.

Logo após anunciar a retirada dos gramados, recebeu o convite para ser treinador dos zagueiros da base do Vitória: era a chance de voltar para casa e o “sim” para o rubro-negro foi de forma quase imediata. Menos de três meses depois, ele virou auxiliar do time profissional.

Desde a aposentadoria, Tanajura já concluiu a faculdade de Educação Física, pós-graduação em fisiologia esportiva e um MBA em gestão do futebol. Tudo para se especializar mais e oferecer de volta ao clube que o deu a oportunidade em um momento difícil no início da carreira e onde se transformou em ídolo.

Por conhecer tão bem o Vitória, ele demonstra um otimismo raro mesmo no momento delicado que o Leão vive nos bastidores. A eleição marcada para quarta-feira apontará o novo presidente. “Vamos superar. O Vitória é grande demais e temos potencial para dar a volta por cima”, ele afirma. Com a bagagem que tem, melhor não duvidar.

Tanajura será uma das atrações do Baba das Antigas, evento realizado pelo CORREIO que acontece na próxima terça-feira (23), na Arena Fonte Nova. Além de Tanajura, nomes que marcaram o futebol baiano como Uéslei, Índio, Emerson Ferretti e Nadson vão compor as equipes no amistoso.

O Baba das Antigas integra as comemorações dos 40 anos do jornal Correio, que ao longo de 2019 apresentará mais novidades para nossos leitores. O evento tem apoio da Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia (Agap-BA), Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Vitória, Federação Bahiana de Futebol (FBF) e Itaipava Arena Fonte Nova. O projeto Correio 40 anos tem oferecimento do Bradesco, patrocínio do Hapvida e Sotero Ambiental e apoio de Vinci Airports, SENAI, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova, Sebrae e Santa Casa da Bahia.

Confira a lista com gols marcados por Tanajura:
08/12/1994 – Copa do Nordeste – Vitória 1x1 Fortaleza – 1 gol
29/01/1995 – Campeonato Baiano – Vitória 6x0 Camaçari – 2 gols
14/05/1995 – Campeonato Baiano – Vitória 4x1 Bahia – 1 gol
11/11/1995 – Campeonato Brasileiro – Vitória 1x0 Vasco – 1 gol
10/10/1996 – Campeonato Brasileiro – Vitória 2x0 Corinthians – 1 gol
20/10/1996 – Campeonato Brasileiro – Palmeiras 4x2 Vitória – 1 gol
26/01/1997 – Campeonato Baiano – Vitória 4x0 River – 1 gol
27/02/1997 – Copa do Nordeste – Vitória 2x0 Santa Cruz – 1 gol
26/03/1997 – Copa do Nordeste – Ceará 3x3 Vitória – 1 gol
06/04/1997 – Campeonato Baiano – Bahia 2x4 Vitória – 1 gol
19/10/1997 – Campeonato Brasileiro – Paraná 1x2 Vitória – 2 gols
20/11/1997 – Torneio Amistoso – Vitória 3x1 São Paulo – 1 gol
15/03/1998 – Campeonato Baiano – Camaçari 1x3 Vitória – 1 gol
20/05/1998 – Copa do Nordeste – Vitória 2x1 América-RN – 1 gol
04/06/1998 – Copa do Nordeste - América-RN 3x1 Vitória  - 1 gol
20/09/1998 – Campeonato Brasileiro – Palmeiras 3x2 Vitória – 1 gol
31/03/1999 – Copa do Nordeste – Vitória 1x1 Porto-PE – 1 gol
19/05/1999 – Copa do Nordeste – Vitória 2x0 Botafogo-PB – 1 gol

*Com supervisão do editor Herbem Gramacho

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/influenciadora-baiana-sthe-matos-volta-a-alfinetar-ex-abner-te-espero-no-tribunal/
Uma semana após polêmica com bebê, ex-casal continua brigando na web
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nadal-grava-video-para-grupo-que-esta-confinado-em-sua-academia/
Tenista abriu o espaço para a quarentena de jovens alunos, jogadores e funcionários
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carro-pega-fogo-perto-do-antigo-centro-de-convencoes-veja-video/
Corpo de Bombeiros esteve no local e incidente não deixou feridos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/danca-com-caixao-em-funeral-viraliza-na-web-veja-meme-feito-em-gana/
Brincadeira circula nas redes sociais e ajuda a aliviar tensão da quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais