Gabaritos trocados resultaram em notas erradas no Enem, diz Inep

educação
18.01.2020, 11:24:36
Atualizado: 18.01.2020, 11:30:06
(Fernando Frazão/Agência Brasil )

Gabaritos trocados resultaram em notas erradas no Enem, diz Inep

Participantes podem solicitar revisão das notas para o instituto

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Uma inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 acabou surpreendendo os candidatos que tiveram notas abaixo do esperado, após a divulgação dos resultados nesta sexta-feira (17). Em um vídeo publicado no Twitter, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que tudo vai ser resolvido até a próxima segunda (20).

"Houve inconsistência no gabarito de algumas provas do Enem 2019 e, por isso, candidatos foram surpreendidos com os resultados de suas notas. O número é muito baixo. Até segunda-feira, dia 20, tudo será resolvido. Pedimos desculpas aos participantes do exame pelo transtorno", escreveu o ministro na rede social.

Segundo Weintraub, houve uma troca dos gabaritos na hora do fechamento dos envelopes da segunda prova. "A equipe do Inep virou a noite, e encontramos algumas inconsistências da segunda prova do Enem do ano passado. Foi em um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando os envelopes foram fechados. Estamos falando de 0,1% das milhões de pessoas que fizeram as provas. É um número baixo, mas individualmente não podemos ter injustiças", disse o ministro.

No mesmo vídeo, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, informa que os candidatos que desejarem uma reavaliação da nota, podem enviar o nome e o cpf para o endereço: enem2019@inep.gov.br. Os técnicos do instituto vão avaliar as solicitações. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas