Ginasta russo é investigado por usar símbolo de guerra no pódio

esportes
07.03.2022, 18:29:00
Ivan Kuliak usou símbolo de apoio à invasão da Ucrânia (Reprodução)

Ginasta russo é investigado por usar símbolo de guerra no pódio

Federação Internacional classificou atitude de Ivan Kuliak como 'chocante'

O ginasta russo Ivan Kuliak está sendo investigado após subir ao pódio de uma competição em Doha, no Catar, exibindo um símbolo nacional de guerra em seu collant. Ao lado dele, estava o vencedor da disputa das barras paralelas,  llia Kovtun, que é ucraniano.

Kuliak, que foi medalha de bronze na Copa do Mundo de Aparelhos, usou pedaços de esparadrapo para desenhar a letra Z no peito. Segundo o Ministério de Defesa da Rússia, o símbolo seria uma referência a frase "Za pobedu" ("pela vitória", em tradução para o português) e vem sendo pintado na lateral de tanques e veículos militares.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) abriu um processo disciplinar contra o atleta russo, e chamou o comportamento de 'chocante'.

"A Federação Internacional de Ginástica confirma que pedirá à Gymnastics Ethics Foundation que abra um processo disciplinar contra o ginasta artístico masculino Ivan Kuliak (RUS) após seu comportamento chocante na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha, Catar", afirmou a entidade, em comunicado oficial.

O fim de semana foi a última oportunidade para ginastas russos e belarussos competirem. Por conta dos ataques à Ucrânia, a FIG anunciou o banimento de atletas e juízes da Rússia e Belarus a partir desta segunda-feira (7).

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas