Google desenvolve aplicativo que ajuda a manter o distanciamento social

coronavírus
03.06.2020, 20:27:13
Atualizado: 03.06.2020, 20:32:07
Aplicativo de realidade aumentada serve para manter a distância entre usuários (Divulgação Google/Sodar)

Google desenvolve aplicativo que ajuda a manter o distanciamento social

Disponível para dispositivos Android, o Sodar utiliza realidade aumentada e informa quando o limite de distância é atingido

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Para ajudar na manutenção do distanciamento social, a Google desenvolve um aplicativo que permite visualizar e manter a distância entre pessoas. Denominado de Sodar, o aplicativo é um experimento que cria um anel de realidade aumentada de dois metros em torno do usuário.

Com esse raio, é possível acompanhar a marcação, os movimentos realizados e a direção seguida pelo usuário. O Sodar atua como uma medida extra para proteção individual e garante a distância correta entre uma pessoa e outra.

(Divulgação)

Assim, quando uma pessoa atinge o limite dos dois metros indicados, o usuário é informado e pode solicitar que a pessoa se afaste. O experimento pode ser essencial para controle do distanciamento social em filas, mercados ou demais locais onde haja uma concentração maior de pessoas durante a pandemia. 

O app funciona via browser do Google e doo Chrome. E, apesar de ter sido indicado como compatível com todos os dispositivos Android que conseguem ler ARCore, alguns aparelhos citados na lista disponibilizada pelo Google, não funcionaram. A informação é do site Olhar Digital. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas