Governo abre processo disciplinar contra servidores por multas de trânsito em carros oficiais

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2018 às 05:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) abriu dois processos disciplinares contra servidores que cometeram infrações de trânsito enquanto dirigiam carros oficiais. Os funcionários, ambos motoristas, podem sofrer uma advertência ou até serem demitidos. Eles foram notificados pela Transalvador em 2016 e 2017, segundo as portarias publicadas ontem no Diário Oficial. Uma das infrações foi cometida na Avenida Paralela, próximo à saída do supermercado Extra, enquanto a outra foi registrada na Avenida Luis Eduardo Magalhães, após o túnel no sentido Retiro. As notificações não foram especificadas. O procedimento administrativo deve durar 60 dias e será conduzido por uma comissão formada por três servidores da Saeb.

Puxão de orelha Segundo as portarias, os motoristas violaram os “deveres funcionais” previstos no Estatuto do Servidor e, ao serem autuados, não exerceram “com zelo e dedicação as atribuições do cargo”, além de agirem de maneira descuidada.

Crise do cacau O presidente Michel Temer (MDB) determinou que o Ministério da Agricultura encontre uma solução para a crise da região cacaueira da Bahia, provocada pela vassoura de bruxa, que reduziu de 350 mil toneladas de cacau por ano para apenas 60 mil. A decisão saiu após reunião, realizada ontem, em Brasília, com produtores da região, que pediram o reconhecimento da situação de calamidade. O encontro foi intermediado pelo pré-candidato ao governo João Santana, correligionário de Temer. Segundo ele, cerca de 300 mil pessoas estão desempregadas por conta da crise na área. 

Menos um O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) avisou aos articuladores governistas que não  quer a suplência ao Senado. Especulado para ser suplente do presidente da Assembleia,  Angelo Coronel (PSD), Carletto deixou claro que seu objetivo é conquistar a reeleição na Câmara.  O pepista chegou a se movimentar para pleitear uma vaga na chapa majoritária,  inclusive com possibilidade de ida para o PR para facilitar o objetivo. Como a meta não foi alcançada, segundo aliados próximos, agora o parlamentar trabalha para se manter na Câmara."Investimos percentualmente muito mais recursos do orçamento na educação do que o estado. Por isso somos a capital que mais cresceu no Ideb, enquanto a Bahia não consegue avançar", ACM Neto, prefeito de Salvador, ao rebater a afirmação, feita pelo governador Rui Costa (PT), de que a rede estadual de ensino tem mais alunos do ensino fundamental do que a municipal. Segundo Neto, a rede municipal possui 118,3 mil alunos de ensino fundamental, contra 100,7 mil da estadualEm alta Mesmo com os prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros, a ocupação hoteleira do primeiro semestre em Salvador fechou em alta. Neste ano, a taxa foi de 61,34%, contra os 55,39% registrados em 2017. Isso equivale a um aumento de 10 pontos percentuais. O mês passado também foi de crescimento da taxa, que foi de 42,6% em 2017 para 47,11% este ano. 

Parcelas A empresa Global Ship Service vai pagar ao governo do estado R$ 20 mil referente à concessão onerosa para administrar o terminal hidroviário de São Tomé de Paripe. O contrato foi assinado ontem com a agência que regula os serviços de transporte no estado (Agerba). A concessionária vai pagar 20% desse valor no primeiro ano e o restante em quatro parcelas.