Governo confirma prorrogação do lockdown na Bahia até quarta

O lockdown iniciado às 17h de sexta (26) acabaria nesta segunda (1)

Publicado em 28 de fevereiro de 2021 às 18:12

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

O governador Rui Costa (PT) anunciou a prorrogação do decreto que determina o fechamento de serviços não essenciais na Bahia até a próxima quarta-feira (3). O lockdown iniciado às 17h de sexta (26) acabaria nesta segunda (1), às 5h. A decisão vale para todas as regiões, exceto para o Oeste, Norte e Nordeste do estado. Já o decreto que impõe o toque de recolher de 20h até 5h continuará a valer para todas as regiões e foi estendido até as 5h da segunda-feira (8)

O prefeito Bruno Reis anunciou que Salvador terá lockdown prorrogado até quarta-feira (3)

"As medidas contra o coronavírus funcionaram neste fim de semana, mas vamos precisar manter para salvar vidas em toda a Bahia. Nas últimas 24 horas, foram 90 mortes por covid-19 em nosso estado. Temos 83% de ocupação de leitos de UTI e mais de 20,5 mil casos ativos da doença", disse Rui Costa.Bruno Reis anuncia que Salvador terá lockdown prorrogado por 48h Estão suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes e horário, que envolvam aglomeração, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Também estão proibidas atividades esportivas coletivas amadoras, já as práticas individuais estão permitidas desde que não gerem aglomerações. As medidas valem até o dia 8 de março.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.Como chegamos ao pior momento da pandemia? Veja trajetória da covid na Bahia Estabelecimentos comerciais como padarias e supermercados poderão funcionar. A venda de bebibas alcoólicas está permitida a partir desta segunda-feira (1º).Vai fechar: confira o que funciona durante o lockdown parcial na Bahia Os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também estão suspensos em todo o estado. As atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto, observados o § 2º do art. 1º e o art. 2º do Decreto nº 19.528, de 16 de março de 2020. 

Como o decreto vale para todo o estado, cidades de toda a Bahia ficaram vazias logo que o comércio de rua, principal atividade comercial de muitas cidades, foi fechado.

A Bahia registrou 90 mortes e 3.133 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O número de óbitos no estado desde o início da pandemia chegou a 11.819 neste domingo (28).

Transporte em Salvador Com a antecipação do último horário do metrô, que será às 20h entre esta sexta-feira (26) e domingo (28), a operação de transporte na capital também será antecipada, informou a Secretaria de Mobilidade de Salvador. Os últimos ônibus sairão das estações de transbordo às 21h. Nas principais vias, estão mantidas as últimas viagens às 20h30. A antecipação dos horários terá início já a partir desta sexta-feira (25) e se estenderá pelo fim de semana.

Transporte particular Táxis, mototáxis e motoristas por aplicativo poderão circular normalmente, segundo informou a Semob. A partir das 20h, contudo, a circulação deve respeitar o toque de recolher, comprovando a necessidade de atendimento a situações específicas, como ida à farmácia, busca por serviço de saúde e outras emergências. O atendimento ao aeroporto e à rodoviária continua permitido, para garantir transporte dos passageiros em viagem.STF determina que o governo federal volte a pagar por 462 leitos de UTI na Bahia Denúncia 

Se você presenciar alguma aglomeração, comércio funcionando irregularmente ou qualquer descumprimento que seja, pode fazer a sua denúncia à Policia Militar da Bahia.  

Até então, a PM registrou mais de 600 denúncias através dos canais 190, (71) 3235-0000 para quem mora em Salvador e o 181 para quem está no interior. O objetivo é auxiliar a polícia no seu trabalho, garantindo o cumprimento dos decretos.