Governo da Bahia diz que não há recursos novos da União para socorrer municípios atingidos pelas enchentes

Estado acusa o governo federal de anunciar recursos velhos como se fossem novos

Publicado em 22 de janeiro de 2022 às 15:41

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Manu Dias/GOVBA

O governo da Bahia acusou o governo federal, neste sábado (22), de anunciar recursos velhos como se fossem novos, direcionados a 155 municípios baianos em situação de emergência decorrente das enchentes que provocaram 27 mortes e desalojaram ou desabrigaram 86 mil pessoas.

De acordo com o governo do estado, o que se vê na portaria nº 80 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (21), é uma antecipação de recursos que já eram de direito dos municípios e se desconta ao longo do ano.

Segundo a portaria ministerial, “o gestor municipal de saúde poderá manifestar interesse pelos percentuais de dedução mensal de 30%, 30%, 20% e 20% ou 40%, 30%, 20% e 10% dos valores [antecipados]”, afirma o documento assinado pelo ministro Marcelo Queiroga. O total estimado para essa antecipação é de R$ 104 milhões para 155 municípios baianos.

Ainda conforme o governo baiano, devido à perda de equipamentos, insumos e até a destruição de Unidades Básicas de Saúde, os municípios lutam para reestruturar os serviços essenciais de saúde e evitar doenças como leptospirose, Dengue, Chikungunya, Influenza A e Covid-19 na população.

“É com surpresa e espanto que vemos essa atitude. São mais de 800 mil pessoas afetadas e os municípios encontram-se com estruturas arrasadas, sendo necessário recursos adicionais, não uma antecipação do que já era de direito das prefeituras. O Governo da Bahia tem recuperado pontes, estradas, enviado insumos, medicamentos e profissionais de saúde com recursos próprios e até o momento, o Ministério da Saúde enviou apenas 58 médicos dos 109 prometidos”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim.