GPTW: Programa Leme de Nossas Vidas é destaque entre práticas de laboratório

gptw
31.05.2016, 07:19:00
Atualizado: 31.05.2016, 11:33:03

GPTW: Programa Leme de Nossas Vidas é destaque entre práticas de laboratório

Com 43 anos de atuação, o Leme ficou em 2º lugar na lista baiana das Melhores Empresas para Trabalhar - Great Place to Work (GPTW Bahia 2016)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Comparando a empresa a um navio, no Laboratório Leme quem está no comando é o colaborador. É o que destaca a gerente de Recursos Humanos da empresa, Maria Eugênia Ávila Santos. “Temos que preparar as pessoas para o atendimento a outras pessoas. E a gente trabalha na área de saúde, que requer ainda mais cuidado. Por isso toda essa preocupação com o colaborador”, afirma.

Programa leme de Nossas Vidas é destaque entre práticas de laboratório (Foto: Divulgação)

Com 43 anos de atuação, o Leme ficou em 2º lugar na lista baiana das Melhores Empresas para Trabalhar - Great Place to Work (GPTW Bahia 2016). No ranking GPTW América Latina 2016, o Leme ficou em 26º e foi a única empresa baiana citada entre as que possuem de 50 a 500 colaboradores. Na classificação nacional, o laboratório também foi destaque no ano passado e ficou em lugar entre as médias empresas.

Maria Eugênia destaca, entre as práticas inscritas no GPTW 2016, o programa Leme de Nossas Vidas, com ações totalmente voltadas para as necessidades dos funcionários, e o Programa Escutar,  que visa promover melhorias nas condições de trabalho. “O cuidado que a gente tem com quem está dentro da empresa passa para os clientes”.

A gerente ressalta que a empresa faz um acompanhamento integral do colaborador, com assistência psicológica, financeira (em parceria com universidades baianas) e jurídica (com orientação para quem necessita em demandas judiciais). “Todas as nossas práticas de administração e RH são voltadas para criar um bom ambiente de trabalho e para que as pessoas se sintam acolhidas, se sintam bem dentro da empresa e trabalhem em um ambiente saudável”.

Qualidade de vida

Outro programa do laboratório voltado para os colaboradores tem como objetivo aumentar a qualidade de vida dos colaboradores e o incentivo a práticas mais saudáveis. “São várias atividades, entre elas ginástica laboral e massagem. Este ano, estamos trabalhando ainda mais a alimentação e o controle de peso com palestras e orientação”, explica a gerente.

Dentro do programa Qualidade de Vida, merece atenção, ainda, a atividade Roda Viva, que realiza um trabalho em grupo ou individualmente com psicólogos. “O objetivo é saber se o colaborador está passando por algum problema. Se isso  está interferindo na sua vida e não há como separar do trabalho. Então, funciona como um apoio, são questões que podem ser refletidas com a ajuda dos psicólogos”, detalha Maria Eugênia.

Ao todo, o laboratório Leme tem 400 colaboradores em dez unidades na Bahia. Com um portfólio de mais de 1.400 exames laboratoriais, realiza quatro milhões de exames por ano e atende a 252 mil clientes anualmente. 

Crescimento

Para 49% dos colaboradores que responderam à pesquisa GPTW, a oportunidade de crescimento é o item mais importante em uma boa empresa para se trabalhar. Outros 7% consideraram remuneração e benefícios como aspectos primordiais. Para a bioquímica de atendimento, Luciana Sandes, 35, a possibilidade de crescer profissionalmente é justamente o que faz do Leme uma das melhores empresas para trabalhar na Bahia. “Quando a gente não tem muita experiência profissional, acha que salário é tudo. Agora com 14 anos de formada penso que a valorização do profissional é muito mais importante. O Leme investe muito em cursos e no nosso crescimento. Isso me motiva”.

Outros pontos como qualidade de vida (22%), alinhamento de valores (15%) e estabilidade (4%) também foram citados pelos funcionários entrevistados na pesquisa do GPTW Bahia 2016.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas