Gratuito, debate na Ufba reúne time poderoso de mulheres

entretenimento
08.03.2019, 09:00:00
Atualizado: 08.03.2019, 20:45:50
Flavia Azevedo, Nadia Vladi, Maira Kubik Mano, Lorena Vilas Boas e Mariana Regis são as convidadas do Polêmicas Contemporâneas (Divulgação e Acervo Pessoal)

Gratuito, debate na Ufba reúne time poderoso de mulheres

Evento em homenagem ao Dia das Mulheres acontece nesta segunda (11) e terá colunista Flavia Azevedo entre as convidadas

Como é ser mulher no século XXI? Como viver em uma sociedade que ainda tem o machismo na sua raiz? Qual a importância da lei de importunação sexual? Essas e outras questões serão discutidas nesta segunda-feira (11), às 19h, no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Federação.

O debate gratuito Polêmicas Contemporâneas faz parte de uma disciplina oferecida pelo professor Nelson Pretto - titular da Faculdade de Educação - para toda a Ufba e aberta à participação da sociedade. Essa edição terá como tema Mulheres Século XXI e traz como convidadas cinco mulheres poderosas: as professoras Nadja Vladi e Maira Kubik Mano, a estudante e ativista Lorena Vilas Boas, a advogada Mariana Regis e a produtora e colunista do CORREIO Flavia Azevedo.

Não é necessário se inscrever e nem pagar taxas para participar do evento. Mas, caso não possa comparecer, qualquer cidadão pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo Canal Polêmicas (www.canalpolemicas.faced.ufba.br), que fica disponível no site mesmo após o término do evento. Também é possível participar e interagir com a mesa pelo chat bit.ly/chatPolemicas ou pelas redes sociais.

"É uma honra participar do Polêmicas, capitaneado por Nelson Pretto, uma das cabeças mais inteligentes que conheço. O projeto é interessante em todos os aspectos. Dos conteúdos aos convidados, passando pelo formato e pela forma de transmissão na web. Desta vez, um ato celebrando o Dia Internacional da Mulher, uma mesa de responsa, com mulheres incríveis! Feliz da vida por estar entre elas", afirma Flavia, que assina a coluna QuantA, publicada toda sexta-feira no Jornal Correio, e também escreve artigos semanais para o site do veículo.

Flavia Azevedo: uma das convidadas do evento
(Foto: Divulgação)

Na ocasião, a produtora deve abordar temas que já discute em suas colunas feministas. "Corpo feminino no Carnaval, a tipificação do crime de importunação sexual e as mudanças no comportamento masculino nas ruas ao longo dos anos", antecipa.

De acordo com Nelson Pretto, a escolha do tema do evento dessa segunda tem a ver com o dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. "Mas desde o começo do século, em 1910, tiveram as primeiras manifestações do Dia da Mulher. Isso é muito importante porque nós celebramos e destacamos as grandes lutas das mulheres para que elas sejam respeitadas e possam igualmente ocupar os espaços na sociedade", afirma o professor doutor em comunicação pela USP, 

Professor Nelson Pretto é o coordenador do evento e da disciplina na Ufba
(Foto: Acervo pessoal)

Ele ressalta que a desigualdade de gênero ainda é uma realidade na nossa sociedade e, por isso, a Universidade precisa pautar temas como esse. "São grandes lutas que a gente precisa apoiar para que as mulheres tenham um tratamento igualitário na sociedade - seja com relação a cargos, a valores dos seus salários e tudo mais. Para isso, a gente está levando essas cinco poderosas mulheres. Vai ser um grande debate", fala.

  • Conheça melhor as convidadas

Lorena Vilas Boas é graduanda em Engenharia Elétrica pela Ufba e técnica em Automação Industrial pelo IFBA. É Embaixadora do iamtheCODE, G(irls)20 Delegate. Jovem Embaixadora e Embaixadora do Nordeste da Brazil Conference
Lorena Vilas Boas é graduanda em Engenharia Elétrica pela Ufba e técnica em Automação Industrial pelo IFBA. É Embaixadora do iamtheCODE, G(irls)20 Delegate. Jovem Embaixadora e Embaixadora do Nordeste da Brazil Conference (Divulgação)
Maira Kubik Mano é doutora em Ciências Sociais, professora da Ufba e do Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim/Ufba)
Maira Kubik Mano é doutora em Ciências Sociais, professora da Ufba e do Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim/Ufba) (Divulgação)
Mariana Regis, advogada feminista especializada em Direito das Famílias, fundadora da Rede Nacional das Advogadas Familistas Feministas e Mediadora de Conflitos.  Atualmente Capacita Advogadas para a atuação profissional sensível à desigualdade de g
Mariana Regis, advogada feminista especializada em Direito das Famílias, fundadora da Rede Nacional das Advogadas Familistas Feministas e Mediadora de Conflitos.  Atualmente Capacita Advogadas para a atuação profissional sensível à desigualdade de g (Divulgação)
Nadja Vladi, é jornalista, professora da UFRB, pesquisadora de música e comunicação e feminista por convicção
Nadja Vladi, é jornalista, professora da UFRB, pesquisadora de música e comunicação e feminista por convicção (Reprodução/YouTube)
Flavia Azevedo é colunista do CORREIO desde 2017. Assina duas colunas feministas: a QuantA, publicada às sextas nas versões impressa e digital. A segunda coluna, veiculada aos domingos apenas no digital, traz artigos que já pautaram discussões nacion
Flavia Azevedo é colunista do CORREIO desde 2017. Assina duas colunas feministas: a QuantA, publicada às sextas nas versões impressa e digital. A segunda coluna, veiculada aos domingos apenas no digital, traz artigos que já pautaram discussões nacion

Outros debates
O Polêmicas Contemporâneas discute quinzenalmente, às segundas-feiras, temas sociais atuais. "Eu organizo os três primeiros encontros do semestre para a turma se entrosar. O primeiro, no último dia 25, foi sobre o Carnaval. Já está online, disponível em nosso site. No dia 11, será o Mulheres Século XXI; e, no dia 25, vamos discutir sobre o futuro de Salvador", explica Pretto.

Os próprios estudantes vão definir os temas norteadores das próximas edições. Assim como o debate dessa segunda, todo o material será disponibilizado na página da disciplina. O canal é desenvolvido pelo grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias da Faculdade de Educação, numa parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com uso exclusivo de softwares livres.

Serviço
O quê: Polêmicas Contemporâneas - Mulheres Século XXI
Quando: Segunda-feira (11), às 19h
Quanto: Gratuito
Onde: Auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Federação
Mais informações: Através do site polemicas.faced.ufba.br

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas