Grupo de Pesquisa da UFRB desenvolve protótipo de protetor facial feito com PVC

coronavírus
21.05.2020, 17:03:00
Atualizado: 21.05.2020, 17:03:53
O protetor facial desenvolvido pelo grupo de pesquisa da UFRB, feito com PVC (Foto: Divulgação)

Grupo de Pesquisa da UFRB desenvolve protótipo de protetor facial feito com PVC

Equipamento tem custo baixo e pode ser construído em casa

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Uma equipe da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) conseguiu desenvolver um protótipo de protetor facial (face shield) utilizando o PVC. O material usado no projeto pode ajudar a aumentar a disponibilidade do equipamento, que serve, principalmente, para profissionais de saúde que estão trabalhando no combate ao novo coronavírus, visando reduzir os riscos de exposição e ampliando a capacidade de atendimento.

"Este protetor pode ser feito por qualquer pessoa com um pouco de habilidade e algumas ferramentas, além de ter baixo custo, pois utiliza como matéria prima principal um pedaço de tubo de PVC de 100 milímetros, item encontrado na maioria dos comércios locais", afirmou a professora Karina Kodel, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

O protótipo de protetor facial de PVC
(Foto: Divulgação)

O protótipo foi criado pelo Grupo de Pesquisa Modelagem e Instrumentação Tecnológica nas Engenharias e Ciência (MITEC). As instruções de como fabricar o protetor, as ferramentas e materiais necessários, assim como um tutorial em vídeo com detalhes da construção foram disponibilizados pelo MITEC.

Feito com PVC, o projeto está alinhado com o Corona Vidas, um grupo de colaboradores voluntários que estão produzindo e doando protetores faciais, utilizando impressoras 3D e plástico injetável. A UFRB está representada no grupo por Cruz das Almas e Feira de Santana.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matheus-buente-troca-chatice-academica-pelo-humor-para-contar-a-historia-de-salvador/
Lives do humorista e professor de História são fontes de informação e diversão na quarentena; veja vídeos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais