Grupo de Pesquisa da UFRB desenvolve protótipo de protetor facial feito com PVC

Equipamento tem custo baixo e pode ser construído em casa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2020 às 17:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Uma equipe da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) conseguiu desenvolver um protótipo de protetor facial (face shield) utilizando o PVC. O material usado no projeto pode ajudar a aumentar a disponibilidade do equipamento, que serve, principalmente, para profissionais de saúde que estão trabalhando no combate ao novo coronavírus, visando reduzir os riscos de exposição e ampliando a capacidade de atendimento.

"Este protetor pode ser feito por qualquer pessoa com um pouco de habilidade e algumas ferramentas, além de ter baixo custo, pois utiliza como matéria prima principal um pedaço de tubo de PVC de 100 milímetros, item encontrado na maioria dos comércios locais", afirmou a professora Karina Kodel, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). O protótipo de protetor facial de PVC (Foto: Divulgação) O protótipo foi criado pelo Grupo de Pesquisa Modelagem e Instrumentação Tecnológica nas Engenharias e Ciência (MITEC). As instruções de como fabricar o protetor, as ferramentas e materiais necessários, assim como um tutorial em vídeo com detalhes da construção foram disponibilizados pelo MITEC.

Feito com PVC, o projeto está alinhado com o Corona Vidas, um grupo de colaboradores voluntários que estão produzindo e doando protetores faciais, utilizando impressoras 3D e plástico injetável. A UFRB está representada no grupo por Cruz das Almas e Feira de Santana.