Grupos a favor e contra Lula marcam presença em Curitiba

130 ônibus chegaram a Curitiba para acompanhar o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, somando total de 7 mil pessoas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2017 às 08:21

- Atualizado há um ano

Apesar do clima de apreensão e de algumas ocorrências pontuais, as manifestações a favor e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva transcorreram nesta quarta-feira (10) com tranquilidade na capital paranaense.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, 130 ônibus chegaram a Curitiba para acompanhar o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, o que somaria um total de 7 mil pessoas. O número de policiais envolvidos na operação foi de 1,7 mil.Os apoiadores de Lula começaram o dia com uma marcha pela cidade, recepcionaram o petista no aeroporto Afonso Penna e se aglomeraram em frente ao prédio da Justiça Federal, palco do depoimento. Assim que a audiência teve início, os manifestantes pró-Lula se deslocaram até a Praça Santos Andrade.Apoiadores do ex-presidente já montaram o acampamento (Foto: Heuler Andrey/AFP)Em outro ponto da cidade – o Museu de Arte Moderna Oscar Niemeyer – cerca de 200 manifestantes protestaram contra o ex-presidente. Vestidos de verde e amarelo, ergueram um “pixuleco”, boneco inflável com 20 metros de altura no formato do ex-presidente em uma roupa de presidiário.Até o início da noite de ontem, a Polícia Militar do Paraná não havia registrado nenhuma ocorrência ou problemas maiores nos atos que ocorreram pela cidade. De acordo com o porta-voz da PM na operação montada para o depoimento, tenente Rafael Bittencourt, o caso mais grave foi a denúncia da explosão de rojões no acampamento do Movimento Sem Terra (MST), na região central, pela madrugada.Testemunhas disseram que por volta das 0h30 de ontem cinco homens começaram a disparar rojões em direção ao acampamento onde os militantes do MST estavam alojados na capital paranaense. Os fogos danificaram pelo menos quatro barracas.Segundo os militantes, duas pessoas ficaram feridas. Uma das vítimas chegou a ser hospitalizada, após uma bomba ter estourado próximo  a sua cabeça. Outra vítima, uma garota, teve ferimento nos olhos que teria sido causado pela pólvora.

[[saiba_mais]]