Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz compõem chapa para eleições

Pedro Henriques vai concorrer a uma vaga no Conselho Deliberativo do clube

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 28 de outubro de 2017 às 08:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva / Arquivo CORREIO

A eleição para escolher o novo presidente do Bahia para o triênio 2018-2020 tem outra chapa definida. Na noite de sexta-feira (27), os principais grupos de apoio à atual gestão definiram o nome de Guilherme Bellintani como candidato ao cargo máximo e o de Vitor Ferraz para a vice-presidência.

A definição aconteceu após uma reunião da Revolução Tricolor (RT), grupo que mais teve votos para o Conselho Deliberativo em 2014 e que indicou o atual vice-presidente do clube, Pedro Henriques, para a chapa do vencedor Marcelo Sant’Ana.

Guilherme Bellintani é advogado de formação, gestor de empresas e, desde 2013, atua como secretário municipal - chefiou as pastas de Educação e de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, que se desmembrou e gerou as secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento e Urbanismo, esta chefiada por Bellintani atualmente. Seu nome já foi cogitado para a presidência tricolor em 2014, quando declinou o convite. Ele chega à eleição indicado pelo grupo Simplemente Bahia, o mesmo que indicou Sant’Ana.

Vitor Ferraz também é advogado e trabalha no setor jurídico do Bahia desde 2013, na gestão de Fernando Schmidt. Integrante do grupo Revolução Tricolor, ele foi uma das figuras à frente, por exemplo, do acordo judicial para a aquisição da Cidade Tricolor, fechado em dezembro do ano passado.

Durante as reuniões para definição da chapa, o nome de Pedro Henriques chegou a ser cogitado para a presidência do clube pela Revolução Tricolor. O vice-presidente, porém, deve concorrer a uma cadeira no Conselho Deliberativo.

Com a definição, mantém-se a aliança entre os dois grupos que já estão à frente da atual gestão. Outros grupos que vão concorrer com chapas próprias para o Conselho Deliberativo devem declarar apoio à candidatura de Bellintani.

A oposição à atual gestão, liderada por Fernando Jorge, do grupo A Voz do Campeão, e Antônio Tillemont, da Integridade Tricolor, lançou uma chapa com estes nomes para a presidência e vice-presidência, respectivamente. Uma união deles com Bellintani, fato que chegou a ser negociado, está no momento descartada.

O outro pré-candidato lançado é o advogado Abílio Freire, pelo grupo Mais Um Bahêa! (MUB).

Apesar da reunião ter batido o martelo, Bellintani e Ferraz não confirmaram a pré-candidatura até agora. As inscrições das chapas para o pleito do dia 9 de dezembro, na Fonte Nova, começam a partir da segunda-feira (30) e vão até a sexta-feira (3).