Homem se afoga em Praia do Flamengo e é encontrado sem vida pelos Bombeiros

Um jovem continua desaparecido e buscas por ele serão retomadas nesta terça (8)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de setembro de 2020 às 18:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nara Gentil/CORREIO

Um homem de 42 anos foi encontrado sem vida, no fim da tarde deste feriado de segunda-feira (7), depois de se afogar na região da Praia do Flamengo, em Salvador. Uma equipe de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia fez a retirada do corpo dele do mar e há informações de uma segunda vítima, um jovem de cerca de 20 anos, que não foi encontrado.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que o jovem havia sido encontrado e não o homem. A informação foi corrigida por volta das 19h40.

Segundo os Bombeiros, as buscas pelo jovem foram encerradas pelas equipes em razão da falta de luminosidade e serão retomadas na manhã desta terça-feira (8). Ao CORREIO, o capitão Luciano Alves explicou que o adulto teria visto o jovem se afogando e tentou salvá-lo, mas acabou se afogando também.

O capitão alerta que o salvamento no mar é complexo e, por mais que as pessoas se considerem boas nadadoras em piscinas e mesmo travessias, não é indicado tentar retirar alguém de situação de afogamento. O melhor é chamar uma equipe capacitada o mais rápido possível. As buscas pelo jovem serão retomadas com o uso de drone e jet ski.

A princípio, o Corpo de Bombeiros foi informado de que era apenas uma vítima e que se tratava de uma criança. Os bombeiros se deslocaram até a praia por volta das 15h20 e as buscas aconteceram nas imediações da Barraca do Lôro. O CORREIO esteve no local e viu o momento em que um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) pousou na areia da praia. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local.

O acesso às praias em Salvador, durante a pandemia, está proibido e é fiscalizado pela operação 'Tira o pé da areia', liderada pela Guarda Civil Municipal. A força-tarefa começou no sábado e fez monitoramento até as 17h desta segunda-feira no intuito de orientar que as pessoas saiam das praias. Muitas estão interditadas e o acesso a elas ainda não foi liberado pela prefeitura.

Segundo Maurício Lima, diretor municipal de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, locais como a Praia do Flamengo, próximo ao local do afogamento, têm fiscalização e interdição mais difíceis por conta da quantidade de entradas e saídas.

Cerca de 50 Km de praia, entre os trechos de São Tomé de Paripe e Praia do Flamengo, foram fiscalizados neste feriadão, conforme balanço da Guarda Civil Municipal. A operação contou com 60 agentes do órgão, com reforço ainda da Salvamar, Secretaria Municipal de Ordem Publica (Semop), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Transalvador.

Um homem com passagens pela polícia e sob medidas restritivas de liberdade foi identificado curtindo a Praia de Piatã durante o feriadão. Ele disse aos guardas que possuía autorização para saída, mas como estava sem documentos, foi levado à delegacia da Central de Flagrantes, na região do Iguatemi, para a adoção das medidas cabíveis.