Hospital Geral Roberto Santos abre 100 leitos para pacientes sem covid-19

Objetivo é desafogar hospitais que atendem infectados com o novo coronavírus

Publicado em 1 de maio de 2020 às 17:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) abriu, nesta sexta-feira (1º), 100 novos leitos de enfermaria para atender pacientes que não estão contaminados com a covid-19. A meta é ajudar a desafogar os hospitais de referência, para que eles possam cuidar de pacientes infectados com o novo coronavírus.

A nova enfermarias foi instalada, em caráter provisório, onde funcionava o ambulatório - que, devido à atual pandemia, teve atividades suspensas. No local, há consultórios, salas de emergência e farmácias-satélites, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Segundo o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho, a unidade oferecerá retaguarda para os hospitais que atendem pacientes com o novo coronavírus nas especialidades em que é vocacionado.

"Inicialmente, os hospitais que atendem demandas da Covid-19 são o Instituto Couto Maia, o Ernesto Simões Filho e o Espanhol. Nessa fase, se fez necessária a ampliação do Hospital Roberto Santos para atender demandas das patologias que já atendemos aqui, principalmente as vasculares, neurocirúrgicas, clínica médica e hemorragia digestiva", explicou.

Maior hospital público da Bahia, o Hospital Geral Roberto Santos tem 640 leitos ativos de internação para diversas áreas, como neurocirurgia, cirurgia geral, vascular, pediatria, clínica médica, nefrologia, gestação de alto risco e hemorragia digestiva. Há ainda 137 leitos de cuidados intensivos (92 adultos, 10 pediátricos e 35 neonatais) e um ambulatório de multiespecialidades, inclusive com centro cirúrgico próprio.