Hospital Metropolitano ganhará 200 leitos para atender pacientes com covid-19

Os 100 leitos clínicos e 100 leitos de UTI devem ser abertos em até três semanas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de março de 2021 às 18:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Sesab

Na tarde desta terça-feira (2), o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou a abertura de 200 leitos para covid-19 no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Rui informou que já autorizou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) a realizar licitação emergencial para a abertura do hospital, que deve acontecer em até três semanas.

A previsão é de que sejam instalados, ao todo, 100 leitos clínicos e mais de 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. A abertura vem num momento em que o estado enfrenta pré-colapso das unidades de saúde. Segundo a Sesab, a Bahia está, hoje, com 81% de ocupação dos leitos de UTI. 

Inicialmente, o Hospital Metropolitano irá abrir com 40 leitos de UTI e mais 30 leitos clínicos. A expectativa é de que o hospital inicie suas atividades logo após o lançamento da licitação emergencial, que ocorre nos próximos dias. “De forma excepcional e especial iremos abrir os leitos do Hospital Metropolitano e estamos lançando mão de todas as alternativas que nós temos. Lembro que isso tudo não será suficiente se não contarmos com a colaboração da população com uso de máscara e manutenção do distanciamento social”, explica o governador. 

Além dessa unidade, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova irá abrir na noite da próxima quinta-feira (4). As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) vão gerir o hospital que, segundo o edital da Sesab, terá 200 leitos, sendo 100 de UTI e 100 clínicos, que serão abertos progressivamente. De imediato, estarão disponíveis 50 leitos de UTI e 30 clínicos.