Ídolo do Bahia, ex-zagueiro Sapatão morre aos 72 anos

e.c. bahia
05.06.2020, 13:35:00
Atualizado: 05.06.2020, 18:54:25
Sapatão na casa onde morava, no Costa Azul, em setembro de 2019 (Betto Jr./CORREIO)

Ídolo do Bahia, ex-zagueiro Sapatão morre aos 72 anos

Ele estava internado em UTI e foi diagnosticado com coronavírus

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O Bahia está de luto. Ex-jogador e ídolo do clube, Sapatão morreu nesta sexta-feira (5), aos 72 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital da Bahia desde o dia 17 de maio após passar mal em casa, com quadro de hipertensão - também sofria de problemas renais.

Sapatão apresentou complicações na madrugada de 27 de maio e precisou ser intubado. O ex-zagueiro passou a respirar com a ajuda de aparelhos e, já na UTI, foi diagnosticado com covid-19, supostamente contraída no hospital.

O Hospital da Bahia divulgou uma nota sobre o falecimento de Sapatão. "Ele era portador de algumas comorbidades como Hipertensão Arterial,Cardiopatia, neuropatia crônica, suporte Dialítico, tendo testado Covid positivo e internado na Unidade de Terapia Intensiva. Durante os dias de internação foi intubado, ficou em Suporte Ventilatório e Dialítico, mas apresentou choque refratário com parada Cardiorespiratoria, vindo a falecer", diz parte do texto.

Élcio Nogueira da Silva, ou simplesmente Sapatão, fez sucesso jogando com a camisa do Bahia durante as décadas de 1970 e 1980. Ele é um dos quatro jogadores que atuaram em toda a campanha que deu ao tricolor o inédito e até hoje inigualado heptacampeonato baiano de 1973 a 1979. Os outros são Baiaco, Fito e Douglas. 

Escalação inicial do time do hepta: em pé Luis Antônio, Toninho, Sapatão, Zé Augusto, Baiaco e Romero. Agachados Botelho, Douglas, Caio, Peres e Gilson (Foto: Reprodução)

Além do Esquadrão, passou ainda por Flamengo, Fluminense de Feira - pelo qual foi campeão baiano de 1969 -, Santa Cruz e Catuense. Após encerrar a carreira nos gramados, Sapatão se tornou treinador e dirigiu equipes como Ypiranga, Camaçari, Galícia, América-SE e União São João-SP.

Em nota, o Bahia lamentou a morte do ídolo. "Capitão tricolor em todos os títulos da inigualável conquista do heptacampeonato estadual, entre 1973 e 1979", lembrou o clube. 

Ao todo, com a camisa tricolor, Sapatão entrou em campo 450 vezes e marcou 12 gols. 

Ele deixa a viúva Junalva Nogueira, três filhos e quatro netos. Ainda não há informações sobre o sepultamento - que, por causa da pandemia do coronavírus, será restrito a familiares e pessoas mais próximas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/historia-e-solidariedade-marcam-a-primeira-live-do-bloco-ile-aiye/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moda-comunica-mais-que-tendencias/
Representatividade  é o tema desse editorial fotografado e protagonizado por jovens negros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-sofrencia-musicas-de-arrocha-foram-as-mais-ouvidas-pelos-baianos-na-quarentena/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais