Ilê Aiyê elegerá Deusa do Ébano neste sábado (15); veja as 15 candidatas

Escolha acontecerá na Noite da Beleza Negra, no Curuzu

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 15 de fevereiro de 2019 às 17:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
Amanda Conceição por Evandro Veiga/CORREIO

Salvador terá uma nova Deusa do Ébano do Ilê Aiyê. Ao todo, 15 mulheres se candidataram e participam da 40ª edição do evento. A atual dona do título é Jéssica Nascimento, 20 anos, será a responsável por passar o posto. 

A escolha acontecerá na Noite da Beleza Negra, evento realizado na Senzala do Barro Preto, na sede do Ilê Aiyê, no bairro do Curuzu, às 21h deste sábado (16). Vencerá aquela que melhor demonstrar para o público que tem leveza nos passos, carisma e, sobretudo, consciência da sua cor.

Jéssica Nascimento vive seu último dia de reinado. Apesar de ser a dona da coroa, ela garante que nunca ocupou o posto sozinha. Segundo a jovem, em um ano vivendo como Deusa do Ébano, dividiu a sua majestade com tantas outras mulheres negras que, por algum motivo, não tiveram a oportunidade de ter a mesma visibilidade que ela. “A mulher negra não chega lá sozinha, ela chega representando milhares e milhares de mulheres negras. Não cheguei sozinha. Foi graça à minha família e aos orixás”, disse a atual rainha. Conheça as candidatas (clique nas imagens para ampliar): [[galeria]]

Estar entre as 15 candidatas do concurso já é um grande feito, independentemente de levar a coroa ou não. Sobretudo para quem, há um ano, teve que lidar com um racismo escancarado.

A candidata Larissa Martins, 30 anos, foi hostilizada ao receber a faixa de Rainha do Carnaval da cidade de Barreiras, no Sudoeste do estado. Ela ouviu do público que não representava a beleza do munícipio por ser negra, chegando a ser chamada de "macaca" nas redes sociais.

O preconceito deu forças à candidata para, ano seguinte, chegar ao palco da Senzala mais forte e consciente do seu papel. "Tudo aquilo que eu passei me fez a mulher forte e mais empoderada, confiante. A minha apresentação vai ser uma apresentação política, para dizer para as todas as mulheres que passam por isso que elas nunca devem desistir", desabafou. 

Entre as meninas, há também gente que já tentou a coroa em anos anteriores. É o caso de Lumena Aleluia, 28, que concorreu ao posto de Deusa do Ébano há 10 anos. Agora, depois de ter saído do estado para dar continuidade à vida acadêmica, ela retornou na expectativa de ser a 40ª eleita.

“Uma oportunidade de fechar ciclos. Um ano que, para mim, tem sido importante, sobretudo em relação a uma conexão com o território de Salvador e as memórias que ela me ativa”, comentou a candidata.  

A primeira mulher a ser coroada como Deusa do Ébano, em 1975, foi Maria de Lourdes, 60.  Primeira Deusa do Ébano (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Pioneira no reinado, ela relembra a época em que foi coroada. "Venci, com certeza, pela beleza. O negro é bonito. Apesar de que, naquela época, a gente não se sentia assim", admite.

A festa Nesta edição da festa, a Noite da Beleza Negra contará com as ilustres presenças de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury e Lazzo Matumbi. 

Para Vovô do Ilê, fundador do primeiro bloco afro da Bahia, além do concurso, é um momento de celebrar. Isso porque há 30 anos a festa passou a se chamar Noite da Beleza Negra – antes, o concurso era chamado apenas de ‘escolha da rainha do Ilê’. Além disso, há 45 anos o bloco sai das ruas do Curuzu para desfilar no circuito oficial do carnaval.

Durante a festa da coroação da nova Deusa do Ébano, haverá também uma homenagem dedicada a mãe Hilda Jitolú, que era líder espiritual do Ilê e morreu há 10 anos. 

O tema da festa deste ano é 'Que Bloco é Esse?', em alusão à música do bloco composta por Paulinho Camafeu. A decoração, assim como as projeções audiovisuais que darão o tom da festa, terá como inspiração, de acordo com o diretor artístico Ridson Reis, 30, o afrofutirismo – movimento composto por música, arte plástica e moda, tudo ligado à afroancestralidade.

"Um aniversário e uma grande festa. Vamos estar trazendo pessoas para ser homenageadas. Será um grande musical teremos algumas performances como o cortejo, as apresentações das candidatas. A noite será aberta com a homenagem a Exu, trouxe ele não apenas por estar ligado à comunicação, mas porque Exu é técnico e está à frente de tudo", anuncia. 

O coordenador de comunicação da Avon, Miguel Marsicano, empresa que patrocina a festa pelo segundo ano, diz que a escolha da temática conversa com a empresa que, há três meses, decidiu lançar uma campanha voltada para o público negro. "Um momento de celebração da cultura negra, de todos os antepassados e como eles os ajudam. Com isso, a gente ‘linkou’ com a Beleza Negra do Ilê", explicou.  

* Com supervisão da subeditora Fernanda Varela