Incêndio atinge um dos leitos do Hospital Espanhol; veja vídeo

Bombeiros, Samu e Polícia Militar foram deslocados para o local

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2020 às 00:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Um dos leitos do Hospital Espanhol, no bairro da Barra, sofreu um incêndio na noite desta terça-feira (5). Os bombeiros se deslocaram para a unidade de saúde e já controlaram o fogo. Segundo o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o paciente teve um surto psicótico durante a noite. "Ele colocou fogo no colchão e fechou a porta com a cama. Depois ele se jogou da janela", explicou o secretário em entrevista à TV Bahia nesta quarta-feira (6).

O paciente não tinha histórico deste tipo de surto e a situação pode ser explicada pela baixa oxigenação do sangue, explicou o secretário.  (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Segundo informações do Corpo de Bombeiros, como o paciente está infectado com o covid-19, teve que aguardar por um resgate especializado. Sete viaturas dos bombeiros foram até o local. Ele fraturou o fêmur, e foi transferido pelo Hospital Municipal em uma ambulância do Samu.Vítima retirada com segurança e entregue aos cuidados dos médicos https://t.co/4iOSlxq0qG

— Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (@cbmba193) May 6, 2020Apesar de nenhum outro apartamento ter sido atingido pelo fogo, 32 leitos foram, temporariamente, fechados no hospital. Durante a madrugada, segundo o secretário da Saúde, 26 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde especializadas para covid-19: Hospital Ernesto Simões, Hospital do Subúrbio, Instituto Couto Maia e Itaigara Memorial.

Outros seis foram removidos para outros leitos no próprio hospital. Nesta quarta-feira (6), uma equipe do Corpo de Bombeiros vai fazer uma vistoria na estrutura do leito atingido pelo fogo.

Ainda de acordo com o secretário, o terceiro e o quinto andares estão bloqueados por causa da fumaça e devem passar por uma limpeza ainda hoje.  (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros) O Hospital Espanhol estava fechado desde 2014 e foi reaberto no dia 22 de abril, para receber exclusivamente pacientes graves diagnosticados com a covid-19. Cedida peça Justiça Federal para que fosse usado no combate ao novo coronavírus, a unidade de saúde passou por obras de adequação e hoje conta com 220 leitos, sendo 80 leitos clínicos e 140 de UTI.

Confira nota completa do governo:

"Na noite de ontem (5), por volta das 23h, houve um princípio de incêndio em uma das enfermarias do Hospital Espanhol, localizada no 4º andar. 

O Corpo de Bombeiros atendeu ao chamado, mas o fogo foi debelado, imediatamente, pela equipe técnica do próprio Hospital.

O incêndio foi provocado por um paciente desta enfermaria que ateou fogo no colchão do seu leito e pulou da janela. Caiu sobre uma laje de uma ala anexa e, na queda, fraturou as pernas. Sendo socorrido e transferido para o Hospital Municipal, pelo SAMU. Não houve mais ferido algum, no acidente.

Os pacientes internados que estavam no 4º andar, todos de enfermaria, já foram transferidos para outras unidades hospitalares para tratamento da COVID-19. São elas: Hospital Ernesto Simões, Hospital do Subúrbio, Instituto Couto Maia e Itaigara Memorial.

As demais áreas do Hospital Espanhol não tiveram seu funcionamento alterado. 

As medidas para reparo da enfermaria danificada já estão sendo tomadas, assim como a apuração sobre o ocorrido."