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Wendel de Novais
Publicado em 15 de novembro de 2022 às 14:23
- Atualizado há 2 anos
O incêndio que atingiu um poste na Avenida Professor Manoel Ribeiro, no bairro do Stiep, em Salvador, interrompeu os serviços de internet e telecomunicações de pelo menos dez empresas na madrugada e manhã desta terça-feira (15).>
Entre elas, grandes operadoras como a Claro, Vivo e Tim, que fornecem internet para diversos bairros na região. Além de boa parte do Stiep, a falta do serviço foi registrada também no Costa Azul, Imbuí, Marback e Armação.>
Procurada, a TIM informou que alguns clientes da TIM Live, do bairro Stiep, poderiam estar enfrentando dificuldade para acessar a internet por conta do incêndio e que técnicos estavam trabalhando para recuperação dos fios. Já a Vivo explicou em nota que clientes poderiam estar com dificuldades na utilização do serviços de rede fixa, mas equipes já estavam atuando para restabelecer o serviço no menor prazo possível. A Claro informou que suas equipes técnicas trabalharam para restabelecer seus serviços na Avenida Professor Manoel Ribeiro e a situação já está normalizada. As operadoras, no entanto, não confirmaram quantos clientes foram afetados.>
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Muitas equipes trabalharam na região ao longo da manhã para trocar a fiação e restabelecer as conexões. Mais de 60 funcionários de diferentes empresas estavam envolvidos nas reparações enquanto a reportagem esteve por lá. >
Destes, 20 pertenciam à Claro, que também é responsável pelo serviço de internet da Net. Os serviços da operadora apresentaram problemas nos bairros do Stiep, Imbuí, Armação e Costa Azul, de acordo com reclamações registradas.>
Via fundamental>
Supervisor da Claro, Joas Pires explicou que os impactos em diferentes áreas além do Stiep se dá pelo fato da Avenida Professor Manoel Ribeiro ser um importante ponto para o fornecimento dos serviços da empresa. >
"Temos vários cabos nessa travessia e o curto-circuito queimou todos eles. [...] Acredito que até às 15h vamos conseguir normalizar tudo. É porque temos uma estação distribuidora aqui próxima, dela que sai o serviço para vários lugares", explica Joas.>
A Nexo Brasil, outra empresa de internet e telecomunicações, tem mais de 150 clientes no bairro do Marback. Todos ficaram sem os seus serviços ao longo da manhã, como conta Manoel Ludovice, gerente de operações da Nexo. >
"Recebemos o alerta às 3h20 e parou o serviço para esses clientes. A equipe está fazendo a recuperação da fibra óptica que foi toda danificada e queimada. É uma área de distribuição importante, sem ela a internet não chega", fala ele, informando que o serviço tinha previsão de recuperação às 10h.>
Além do lançamento dos fios de fibra, as empresas precisaram também realizar o trabalho de fusão delas, o que permite a volta da conexão. Por conta da quantidade de fios e da logística de trabalho, as empresas estabeleceram diferentes prazos para recuperação do serviço. >
Sem internet e energia>
Moradora de um prédio à frente do poste que pegou fogo, a aposentada Antônia Verônica Carneiro, 63. Desde o início do incêndio, a casa ficou sem energia e, consequentemente, sem internet. Às 9h, os serviços não tinham sido estabelecidos.>
"Era umas 3h15 quando estourou tudo e ficamos sem energia. Até agora, não voltou. Prejudica muito porque ia aproveitar o feriado para lavar roupa, mas não vou conseguir. Para me comunicar, preciso usar a internet móvel", reclama ela.>
Veja imagens do incêndio:>
Mariana da Silva, 24, é moradora do Costa Azul, mas faz academia no Stiep. Ela foi afetada de duas maneiras. Além de não ter internet em casa, chegou na academia e percebeu que o ambiente estava sem fornecimentos de energia elétrica.>
"Acordei e vi que não tinha internet. Achei que fosse um sinal para ir malhar, mas, quando eu cheguei lá, estava sem energia e não poderia funcionar. Não tinha sinal nenhum, eu acho. Nem de internet, nem divino", brinca ela.>
Na delicatessen de Leonardo Oliveira, 32, no bairro do Imbuí, a energia também se foi na madrugada, em um horário similar do incêndio. Apesar de não saber se o problema tinha relação com a ocorrência, ele foi até o local conferir.>
"Caiu uma canela da rua para subestação. Disseram que é uma coisa de rede, mas não informaram se tem a ver com essa situação. No entanto, para voltar é só meio dia. Sem isso, a delicatessen fecha e fico no prejuízo", fala ele. >
Coelba explica A Neoenergia Coelba informou que equipes técnicas seguem atuaram na recomposição da rede elétrica na Avenida Professor Manoel Ribeiro e confirmou a interrupção do fornecimento de energia foi registrada na madrugada, após um incêndio iniciado em cabos da rede de telefonia e internet.>
Sobre os problemas das redes de internet, a Coelba afirmou que as empresas são responsáveis pelo próprio cabeamento e que cabe a elas a manutenção e recuperação dos fios. Nenhuma empresa de internet registrou reclamação junto à fornecedora de energia.>
Empresas que fizeram manutenção no local ao longo desta manhã:>
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